31/07/20

Ciência, Desafio da Terra destaca Atlas Linguístico do Ceará

Em dois volumes, o Atlas é um mapeamento da língua falada no Ceará, com informações capazes de auxiliar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos (Foto: Bandeira do Ceará/Reproduçã)

No dia 19 de maio de 1984, o programa Ciência, Desafio da Terra foi ao ar discutindo a criação do Atlas Linguístico do Estado do Ceará.  O programa contou a participação de Rogério Bessa, diretor do Núcleo de Pesquisa e Especialização em Linguística (NUPEL) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e José Carlos Gonçalves, coordenador do Atlas Linguístico.

A ideia do Atlas surgiu quando professores e pesquisadores perceberam a grande evasão que estava ocorrendo no ensino primário devido à distância entre os conteúdos e os estudantes. O guia funcionaria como um levantamento completo da forma de falar do cearense, buscando auxiliar a didática dos discentes e a elaboração de novos projetos educacionais. “Sem conhecer o tipo de necessidade que as pessoas têm, nós não podemos atendê-las. Nós temos que primeiro ir até elas e saber quais são as necessidades, depois é que podemos dar as receitas”, explicou o professor José Carlos Gonçalves.

O Atlas Linguístico do Estado do Ceará, também chamado de ALECE, foi publicado pela Editora da UFC em 2010. Foram três décadas de pesquisa, mapeando dialetos e expressões do vocabulário cearense, por meio de visitas de campo e estudos linguísticos, buscando dar destaque as variedades do Estado.

Ouça o Ciência, Desafio da Terra*:

Esta edição do programa Ciência, Desafio da Terra foi ao ar no dia 19 de maio de 1984.  Teve produção e apresentação de Ítalo Gurgel, locução de Franzé Rodrigues e Luciana Braga  e operação de áudio de Paulo Frazão.

Ciência, Desafio da Terra destaca Atlas Linguístico do Ceará
Antes de ser ator, Nuno Leal Maia, hoje com 72 anos, foi jogador e treinador de futebol (Foto: Reprodução/RevistaTrip)
Nuno Leal Maia no Caminhos da Cultura
O apresentador Ricardo Guilherme conversou com os médicos Luiz Teixeira e João Francisco sobre Homeopatia no programa Centro de Debates de 1982 (Foto: Reprodução/Internet)