22/08/19

Carretel de Invenções: A cidadania nas ondas do rádio

Nanci Alves e Ênio Reis apresentando o programa Carretel de Invenções (Foto: Reprodução/Internet)

Na década de 1990, a Rádio Universitária retransmitia o programa Carretel de Invenções - A cidadania nas ondas do rádio, produzido pela Associação Movimento de Educação Popular Integral Paulo Englert (Ameppe). Na edição de 18 de novembro de 1994, o assunto abordado foi o trava-língua, além da apresentação de contos infantis e informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para ensinar a Língua do P, o programa contou com a participação do Dr. Tagarela Travela de Caramela. Ele ensinou que para ser fluente no “idioma” basta dividir as palavras em sílabas e trocar as consoantes por P. O Carretel de Invenções deste dia também comentou sobre a discussão da redução da maioridade penal e da criação do Fórum Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA).

Esta edição do programa Carretel de Invenções foi ao ar no dia 18 de novembro de 1994. Realização da Ameppe, Arquidiocese de Belo Horizonte, Fundação Fé e Alegria e Visão Mundial, com apoio do Centro Brasileiro para Infância e Adolescência (CBIA), da Rádio América e da Sociedade de Editora e Gráfica de Ação Comunitária (Segrac).

Antes de ser ator, Nuno Leal Maia, hoje com 72 anos, foi jogador e treinador de futebol (Foto: Reprodução/RevistaTrip)
Nuno Leal Maia no Caminhos da Cultura
O apresentador Ricardo Guilherme conversou com os médicos Luiz Teixeira e João Francisco sobre Homeopatia no programa Centro de Debates de 1982 (Foto: Reprodução/Internet)
Homeopatia é destaque no Centro de Debates de 1982