31/05/18

Caminhos da Cultura debate a arte na universidade

Projeto Oré Anacã participando da nona edição do Circuito UFC-Arte em 2017. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC (Foto: Renan de Oliveira/UFC Arte)

No dia 12 de setembro de 1982, o programa Caminhos da Cultura proporcionou um debate sobre a estrutura de produção artística dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com a locução e mediação de Ricardo Guilherme e a participação de personalidades importantes na época, como Pedro Paulo Montenegro, Pró-Reitor de Extensão da UFC, e Izaíra Silvino, regente do Coral Universitário, discutiu-se a finalidade da criação e instalação da Casa de Cultura Artística, além do seu papel e filosofia de execução.

Atualmente, é da Secretaria de Cultura Artística (UFC Arte) a responsabilidade pelo fazer artístico na Instituição. Criada em 2012, o órgão retoma a funcionalidade da Casa de Cultura Artística e trabalha pela organização de projetos que incentivem às artes dentro do ambiente universitário.

O programa Caminhos da Cultura teve produção e locução de Ricardo Guilherme e operação de áudio de Paulo Frazão.

O programa Centro de Debates de 11 de setembro de 1988 trouxe como tema a Ecologia (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Debates: Ecologia, um meio ou um fim?
O programa Caminhos da Cultura apresentou reflexões sobre Deus e amor, com o seu natural decorrente, o sexo (Foto: Reprodução/Internet)
Caminhos da Cultura: Deus, amor e sexo
O Theatro José de Alencar, situado no Centro de Fortaleza, é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Foto: Reprodução/Internet)
Coisas Nossas: Turismo e patrimônio histórico de Fortaleza