07/07/16

Alceu Valença celebra 70 anos

Alceu Valença celebrou 70 anos no último dia 1º de julho.
(Foto: Nathalia Torres)

Em 3 de julho de 2016, a carreira musical e os 70 anos de nascimento do cantor e compositor Alceu Valença foram tema de uma edição especial do programa Memória 107 da Rádio Universitária FM 107,9. Com produção e apresentação de Nelson Augusto, o Memória 107 traz seleções de repertório relacionadas a efemérides, datas e fatos importantes da música popular brasileira, com transmissão aos domingos, de 14h às 15h.

Alceu Paiva Valença nasceu em 1º de julho de 1946, na cidade de São Bento do Una, localizada no interior de Pernambuco, na fronteira entre o agreste e o sertão. Desde a infância, a música esteve presente na vida de Alceu nos aboios dos vaqueiros, a trindade rítmica xote, xaxado e baião, nos repentes e desafios dos cantadores. O próprio avô, Orestes Alves Valença, era poeta e violeiro, tocava bombardino e sabia ler partituras, e outras influências musicais vinham de artistas como Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês.

Aos 10 anos, quando se mudou com a família para Recife, Alceu conhece as principais vozes da era de ouro do rádio brasileiro, a exemplo de Orlando Silva, Dalva de Oliveira e Sílvio Caldas, e ainda Ray Charles e Little Richard, artistas norte-americanos da primeira geração do rock'n'roll dos anos 1950. Na capital pernambucana, também teve contato com frevo, maracatus, cocos de praia e outras manifestações de matriz africana e da cultura litorânea.

Concluiu o curso de Direito em 1969, e chegou a trabalhar como correspondente do Jornal do Brasil e publicar poemas nos suplementos literários no Jornal do Commercio e no Diário de Pernambuco. Abandonou as carreiras de advogado e jornalista, e passou a se dedicar exclusivamente à música. Vivenciou o circuito dos festivais universitários de música dos anos 1970, e passou uma temporada no Rio de Janeiro para gravar com o conterrâneo Geraldo Azevedo o disco de estreia, Quadrafônico, em 1972, com arranjos do maestro Rogério Duprat. O primeiro LP próprio, Molhado de Suor, foi lançado em 1974.

O cantor ficou conhecido nacionalmente a partir do álbum Coração Bobo (1980), e possui uma fértil discografia, com 40 títulos. Em 1983, gravou um show ao vivo no tradicional Festival de Jazz de Montreaux, na Suíça, ao lado de Milton Nascimento e Wagner Tiso, em uma noite dedicada à música brasileira. A produção em parcerias ainda inclui o celebrado CD O Grande Encontro, de 1996, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho.

Mais recentemente, em 2014, o projeto Valencianas registrou em CD e DVD um concerto sinfônico de Alceu com acompanhamento da Orquestra Ouro Preto, conduzida pelo maestro Rodrigo Toffolo. Além da música, as experimentações artísticas incluem a literatura e o cinema, a partir do lançamento do livro O poeta na madrugada (2015) e do filme A luneta do tempo (2014), com roteiro, direção e trilha sonora assinados pelo artista, com premiações de melhor trilha original e direção de arte no Festival de Cinema de Gramado.

O programa Memória 107 do dia 3 de julho de 2016 teve produção e apresentação de Nelson Augusto, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima.

Ouça o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro