20/12/18

A menina dos brincos de ouro no Era Uma Vez

A lenda de exemplo foi A menina dos brincos de ouro, popularmente conhecida na Bahia e no Maranhão, quem a recolheu foi Nina Rodrigues com seu livro intitulado Os africanos no Brasil (1932) (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 30 de outubro de 1981, o programa Era Uma Vez apresentava mais uma edição com "o esplendor das lendas, mitos e crendices populares do Brasil". Especificamente neste dia, a edição apresentava as lendas de exemplo, que são aquelas que trazem sempre uma mensagem, um exemplo de vida tirado da própria sabedoria popular.

A lenda escolhida foi A menina dos brincos de ouro, popularmente conhecida na Bahia e no Maranhão. Quem a recolheu foi Nina Rodrigues com seu livro intitulado Os africanos no Brasil (1932).

O Era Uma Vez ainda apresenta a lenda dos quatro ladrões e uma breve explicação sobre crendices no período da gravidez. A edição expõe a história de Pedro Malazarte, sendo esse um dos principais personagens nas histórias da cultura portuguesa e brasileira. O programa teve a produção de João Augusto e a operação de áudio de Antônio Carlos Lima.

Abaixo você confere a edição do programa:

A Revista da Educação trouxe um debate sobre saúde mental na mídia, saúde mental dos universitários e fatos importantes sobre depressão e ansiedade (Foto: Reprodução/Internet)
Saúde Mental é tema da Revista da Educação
O artista plástico Franzé Chaves, o Barrinha, participou de curso de serigrafia da Oficina de Gravados em Havana (Cuba) (Foto: Escola Vila/ Arquivo)
Franzé Chaves (Barrinha) no Artes e Artistas da Terra
Em dois volumes, o Atlas é um mapeamento da língua falada no Ceará, com informações capazes de auxiliar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos (Foto: Bandeira do Ceará/Reproduçã)
Ciência, Desafio da Terra destaca Atlas Linguístico do Ceará
Antes de ser ator, Nuno Leal Maia, hoje com 72 anos, foi jogador e treinador de futebol (Foto: Reprodução/RevistaTrip)
Nuno Leal Maia no Caminhos da Cultura
O apresentador Ricardo Guilherme conversou com os médicos Luiz Teixeira e João Francisco sobre Homeopatia no programa Centro de Debates de 1982 (Foto: Reprodução/Internet)
Homeopatia é destaque no Centro de Debates de 1982
Tags:, ,