12/07/18

A cultura de um povo no programa Vozes da África

O cantor e compositor Pierre Akendegué também é conhecido como "poeta cantador" (Foto: Reprodução/Internet)

Em 1988, o programa Vozes da África apresentava um pouco da cultura contemporânea daquele continente aos ouvintes da Rádio Universitária FM, mostrando produções feitas na época. Na edição do dia 26 de maio, o programa dedicou sua primeira parte ao cantor Pierre Akendeguê, do Gabão, com músicas como Orema ka-ka-ka e Sesi.

Além do especial, o programa também trouxe canções de artistas como Manu Dibango, Bonga Kuenda e Salif Keita, descendente de uma das famílias reais do Império Mandinga, um dos maiores grupos étnicos da África, que também tem um pouco de sua história explicada nesta edição do programa.

E para quem tem interesse em conhecer outras culturas, há dez anos a Rádio Universitária FM apresenta o Cantos do Mundo, transmitido aos sábados, às 16h. O programa traz produções de diversos países, com músicas que fogem do contexto normalmente veiculado na indústria fonográfica e na grande mídia.

O programa Vozes da África teve produção e apresentação de Daniel Ravioli e técnica de áudio de Paulo Roberto Frazão.

Últimas postagens

Nanci Alves e Ênio Reis apresentando o programa Carretel de Invenções (Foto: Reprodução/Internet)
Carretel de Invenções: A cidadania nas ondas do rádio
(Foto: Joyce Gilos Torrefranca/Facebook)
Meninos de rua e educação no Ciência, Desafio da Terra
Além da Escolinha do Professor Raimundo, João Neto também fez participações nos programas de Tom Cavalcante e Faustão (Foto: Reprodução/Internet)
Programa Entrevista com o humorista João Neto
Paulo Freire em foto de 1989 (Foto: Silvio Correa/Agência O Globo)
Programa Opinião recebeu o educador Paulo Freire
Os médicos Tarcísio Dias, Neile Torres e Dalgimar Beserra participaram do Rádio Debate sobre o Programa Mais Médicos, em julho de 2013 (Foto: Arquivo RUFM)
Rádio Debate: o Programa Mais Médicos em 2013
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*