29/07/16

70 anos de Toquinho

Foto: Marcos Hermes

Em 10 de julho de 2016, a carreira musical e os 70 anos de nascimento do cantor, violonista e compositor Toquinho foram tema de uma edição especial do programa Memória 107 da Rádio Universitária FM 107,9. Com produção e apresentação de Nelson Augusto, o Memória 107 traz seleções de repertório relacionadas a efemérides, datas e fatos importantes da música popular brasileira, com transmissão aos domingos, de 14h às 15h.

Antonio Pecci Filho nasceu no dia 6 de julho de 1946 na cidade de São Paulo. Em 6 de julho de 2016, completou exatos 70 anos, o cantor, compositor, violonista e arranjador paulistano Toquinho. O apelido foi dado por sua mãe quando ainda era criança, ao chamá-lo de "meu toquinho de gente". Aos 14 anos de idade, teve aulas de violão com Paulinho Nogueira (1929-2003). Ainda na adolescência, Toquinho apresentou-se em clubes, colégios e universidades. Também estudou harmonia com Edgard Gianullo e orquestração com Léo Perrachi.

Em 1963, conheceu Chico Buarque, com quem compôs a canção Lua cheia, a primeira melodia de Toquinho a receber uma letra de Chico. O registro dessa música ocorreria em 1967 no LP Chico Buarque de Holanda - volume 2.  Outras canções marcantes de Toquinho e Chico incluem Samba de Orly, Samba para Vinícius O Caderno. Em 1964, Toquinho participou do espetáculo Na onda do balanço, no Teatro Maria Della Costa, em São Paulo, ao lado de Taiguara, do flautista Thommas Lee e do Manfred Fest Trio. No mesmo ano, Toquinho gravou seu primeiro disco, um compacto simples contendo as canções Primavera (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) e Só tinha de ser com você (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira). Em 1966, grava seu primeiro LP solo O violão de Toquinho, com repertório de música instrumental.

No início da década de 1970, conheceu Vinícius de Moraes e a dupla criou grandes clássicos da música popular brasileira, como Regra Três, Tarde em Itapoã, Como dizia o poeta, e Carta ao Tom 74. Juntos, criaram em torno de 120 músicas, gravaram 25 LPs e realizaram mil apresentações no Brasil e no exterior. Após a morte do Poetinha em 1980, Toquinho continuou carreira solo, gravando discos e DVDs e realizando shows, sempre com sucesso de público e crítica. Toquinho também criou música com outros parceiros, como Jorge Ben Jor (Que maravilha), Belchior (Pequeno perfil de um cidadão comum), e os compositores italianos Maurizio Fabrizio e Guido Morra (Aquarela).

O programa Memória 107 do dia 3 de julho de 2016 teve produção e apresentação de Nelson Augusto, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima.

Ouça o programa completo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro