12/11/20

19ª edição do Festival NOIA será exclusivamente online

A 19ª edição do Festival NOIA recebeu inscrição de 244 projetos de todo o Brasil (Foto: Divulgação)

A 19ª edição do NOIA, Festival do Audiovisual Universitário, ocorre entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro.  Vão ser 5 dias de mostras competitivas. Ao todo, foram inscritos 244 projetos de todo o Brasil nas categorias de curta-metragem, fotografia e banda. Por conta da pandemia de covid-19, o festival acontece diferente este ano. Virna Paz, diretora de comunicação do evento, destaca algumas novidades desta edição do NOIA:

"Esse ano, e pela primeira vez, a programação do NOIA vai ser inteiramente online. As pessoas vão conseguir assistir aos filmes, ter acesso aos shows das bandas e também tem um espaço virtual de apreciação das fotografias que foram selecionadas para o festival. Então a nossa programação com debates, com mostras paralelas, com oficinas, tudo isto está mantido, vai acontecer. A gente tem pesquisado, tem estudado muito pra conseguir garantir e manter a qualidade do festival".

Os curtas-metragens concorrem em 16 categorias, incluindo melhor curta-metragem. os vencedores são escolhidos pelo júri oficial do NOIA e pelo júri da crítica, formado por membros da Aceccine, Associação Cearense de Críticos de Cinema.  Além deles, a plateia pode escolher o seu filme favorito através do prêmio do júri popular. A lista completa das categorias pode ser conferida no site festivalnoia.com.br.

xxxxxxx

Os projetos inscritos no Festival NOIA concorrem nas categorias curta-metragem, fotografia e banda (Foto: Divulgação)

O NOIA foi criado pelos alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, em 2002. A ideia surgiu da importância de se criar um espaço que acolhesse e difundisse as produções universitárias. O festival já exibiu mais de 100 mil filmes e cerca de 30.000 pessoas já se beneficiaram através de oficinas e seminários.

Além das mostras, o NOIA realiza exibições especiais, homenageia cineastas  e exibe curtas universitários sul-americanos. o festival também possui a Sessão NOIA Acessível, onde os filmes possuem audiodescrição e legendagem para surdos e pessoas com deficiência auditiva. Para quem deseja acompanhar o NOIA, a diretora de comunicação, Virna Paz, explica como funcionam as inscrições:

"Pra participar de todas as atividades do NOIA, seja pra assistir, conhecer esses trabalhos que foram selecionados pro festival ou pra participar das oficinas, dos debates, você não precisa ser um estudante. São ações abertas, são ações gratuitas. Então você se inscreve, a gente vai começar agora a divulgar as inscrições pra essas atividades. São inscrições sempre feitas de forma online, muito simplificada. Então convido as pessoas a acompanharem nossas redes sociais porque lá a gente vai divulgar como é que essas inscrições vão ser feitas e reforço que a nossa data é de 30 de novembro a 04 de dezembro."

Este ano, o NOIA homenageia outro festival, o For Rainbow, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, representado na pessoa de Verônica Guedes, jornalista, cineasta, produtora e diretora executiva do evento. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site festivalnoia.com.br.

Reportagem de Gambit Cavalcante com orientação de Carolina Areal e Igor Vieira

Tags:, , , ,