22/09/17

Caio Castelo e a poesia de Dois Olhos

Além de cantor e compositor, Caio Castelo também é produtor musical e instrumentista (Foto: Fernanda Moreira)

Letras poéticas de arranjos leves acompanhados por uma voz mansa. Assim é a música de Caio Castelo que, em 2016, brindou Fortaleza com o lançamento do seu segundo disco autoral, Dois Olhos. O surgimento deste álbum foi marcado por três momentos na vida de Caio que o transformaram tanto musicalmente quanto poeticamente: o processo de produção realizado na Escola Porto Iracema das Artes, a graduação no Curso de Música na Universidade Federal do Ceará (UFC) e a paternidade. Segundo Caio, esses foram "três períodos de muito aprendizado e muita intensidade".

Produzido pelo duas vezes ganhador do Grammy Latino, Alê Siqueira, o álbum Dois Olhos foi arquitetado e arranjado através da Escola Porto Iracema das Artes. Já a gravação, foi realizada em uma imersão de oito dias no estúdio-fazenda Gargolândia, que fica em Alambari, um município do interior de São Paulo. Caio afirma que além deste processo ter favorecido seu trabalho, também foi a "realização de um sonho de passar vários dias fazendo aquilo e daquele jeito".

Para além dos palcos, Caio também se formou em Música pela UFC. Segundo o cantor, a graduação foi um ponto importante no sentido de abrir sua "concepção de música para outros tipos de escuta e outros tipos de fazer som". Foi também na universidade que o músico conheceu pessoas que em um futuro próximo viriam a participar de sua carreira profissional. Assim foi com o cantor e compositor Matheus Santiago, que convidou Caio para trabalhar como produtor musical de seu disco Votu, lançado em 2017.

"Dar à luz, nos dar a luz eu sei, te enxergar a olhos nus me fez acordar e nascer outra vez". Fica clara a influência do nascimento de João, primeiro filho de Caio, na letras de seu CD. Em duas músicas específicas é possível notar a relação que a paternidade teve com a construção do álbum: Transbordar (faixa 1) e Descalço (faixa 5). Esta última, Caio escreveu na primeira viagem que fez em família, deixando claro que o nascer e viver de João ecoará para sempre em sua carreira como artista.

Silêncio em movimento

Em 2013, Caio lançou seu primeiro álbum, Silêncio em Movimento, um trabalho que marca o começo de sua carreira artística no meio da música cearense. Quando questionado sobre as maiores diferenças entre os dois discos, Caio comenta que enquanto o Dois Olhos versa sobre três anos de sua vida, "o Silêncio em Movimento pega um espectro muito maior e é, consequentemente, mais etérico e cheio de nuances".

Ainda durante a produção do Silêncio em Movimento, no ano de 2012, Caio fez parte do III Festival de Música da Rádio Universitária FM. Na ocasião, o cantor apresentou a música A Banda Abandona a Cidade na Concha Acústica da UFC e terminou o Festival em segundo lugar. Como premiação, os dez compositores que saíram vitoriosos tiveram a oportunidade de gravar suas músicas em um álbum produzido pela Rádio Universitária FM. "Foi uma ótima forma de começar o primeiro disco", afirma Caio.

Desde o lançamento de seu primeiro CD, Caio tem se mostrado um viajante. Já se apresentou em Rio Grande do Norte, Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de, em abril de 2014, ter realizado uma turnê internacional na Ilha de Cabo Verde. Com toda a leveza de seus dois olhos, Caio Castelo prova para Fortaleza e para o mundo que um silêncio em movimento pode, muito bem, ser cantado em alto e bom som.

Confira a entrevista* na íntegra:

*Esta entrevista foi concedida nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 8 de setembro de 2017.

A seção Ceará Sonoro teve produção e apresentação de Otávio Fernandes; operação de áudio de José Raimundo Lustosa; orientação de Carolina Areal e Igor Vieira; coordenação de Caio Mota; e direção de Nonato Lima.

Tags:, , , , , ,