30/03/16

Regina Taam e Fátima Pinheiro defendem a autonomia educativa

Regina Taam (Foto: Internet)

O mês de março inicia um ciclo de homenagens, entrevistas e memórias sobre as mulheres e com a fala da mulher em evidência no Site da Universitária FM. O Memória, assim como o Ceará Sonoro e a sessão Entrevista, busca, neste mês, a opinião e o pensamento da mulher sobre a mulher em diversos setores e valores; o pensamento, as escolhas e as problemáticas de ser mulher na contemporaneidade brasileira.

No dia 13 de fevereiro de 1995, o programa Entrevistas recebeu Regina Taam Kosinski, pedagoga e técnica do departamento nacional do Sesc, e Fátima Pinheiro, coordenadora do núcleo de educação pré-escolar "José Pimenta Coelho", do Sesc, para discutir a importância de uma alfabetização inspirada na autonomia infantil e no trabalho conjunto dos professores.

Regina recorre a Jean Piaget, considerado o mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX, para explicar essa nova teoria do conhecimento pedagógico, que pode ser considerada uma reciclagem da teoria desenvolvida por Piaget, a corrente construtivista. Educar, para ele, é provocar a atividade, estimular a procura do conhecimento.

Para Regina, a principal contribuição dessa corrente é "essa pretensão de contribuir para que o indivíduo se torne um indivíduo autônomo. [...] Fazer o indivíduo aprender a pensar é libertar o indivíduo." Ele vai ser capaz de usar o seu pensamento para criticar a sociedade em que ele vive, para tomar decisões. Agora, é claro que isso é um longo aprendizado.

Os esforços da pedagoga são para disseminar o método construtivista do ensino, que se contrapõe ao antigo método de ensino onde "o aluno não tinha que pensar, ele tinha que repetir, onde ele não tinha direito a ter dúvida." Segundo Regina, o objetivo da alfabetização agora passa a ser o empenho no processo de aprendizado, e não necessariamente a resposta do aluno. A dúvida e o erro do aluno são retornos a serem analisados e não punidos.

Já Fátima Pinheiro enfatiza a importância do trabalho conjunto da criança com os professores, "de forma que essa criança possa crescer, de forma autônoma, para que ela possa construir o seu conhecimento junto às outras crianças, junto aos professores e que seja um trabalho conjunto, um trabalho coletivo, um trabalho de qualidade."

Apostando na crença em uma educação que integre e não exclua, que vá além da repetição, as duas pesquisadores realizaram um importante trabalho na rede pré-escolar do Sesc.

Escute a entrevista completa:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*