05/05/15

Patativa do Assaré na Faculdade de Direito em 1982

repentista cearense

Que Patativa de Assaré é um símbolo da cultura cearense, ninguém tem dúvida. A importância do poeta na história e na cultura cearense é inegável . Em uma gravação exibida no programa Coisas Nossas de 1982, Patativa recita versos no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Antônio Gonçalves da Silva é o nome de nascimento do Patativa. Nascido em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (Ceará), a sua vida foi dedicada a produzir e poetizar a cultura popular nordestina. Cego de um olho desde criança, Patativa se destacou como repentista, improvisador e poeta, além de produzir literatura de cordel. Sua arte teve temas voltados para a seca, o sertão e causos curiosos do interior do Nordeste. O apelido de Patativa é uma alusão ao pássaro que tem um canto peculiar. Obteve, ao longo da vida, o alcance da sua obra a nível nacional, com premiações e titulações, tendo sido por cinco vezes Doutor Honoris Causa. O poeta morreu na mesma cidade que nasceu, Assaré, em 2002.

Patativa, que nunca deixou de ser agricultor, recitou, na ocasião do áudio, um repente e um causo que ocorreu com ele na Rodoviária de Fortaleza. Com essa gravação, é possível ouvir os repentes de Patativa sem perder a melhor parte desta arte: a voz, a entonação, as pausas e o ritmo necessário para a história fluir. A memória de Patativa é impressionante.
Entre os repentes de Patativa, na gravação da palestra, ouve-se as risadas dos presentes no auditório neste registro histórico.

"Amor é um grande segredo que nem o maior sábio revela."

O programa Centro de Debates de 11 de setembro de 1988 trouxe como tema a Ecologia (Foto: Reprodução/Internet)
Centro de Debates: Ecologia, um meio ou um fim?
O programa Caminhos da Cultura apresentou reflexões sobre Deus e amor, com o seu natural decorrente, o sexo (Foto: Reprodução/Internet)
Caminhos da Cultura: Deus, amor e sexo
O Theatro José de Alencar, situado no Centro de Fortaleza, é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (Foto: Reprodução/Internet)
Coisas Nossas: Turismo e patrimônio histórico de Fortaleza