02/03/16

O papel da mulher na sociedade brasileira

O mês de março inicia um ciclo de homenagens, entrevistas e memórias sobre as mulheres e com a fala da mulher em evidência no Site da Universitária FM. O Memória, assim como o Ceará Sonoro e a sessão Entrevista, busca, neste mês, a opinião e o pensamento da mulher sobre a mulher em diversos setores e valores; o pensamento, as escolhas e as problemáticas de ser mulher na contemporaneidade brasileira.

Em 30 de Maio de 1983, o programa Opinião recebeu Rose Marie Muraro, escritora feminista, autora do livro Sexualidade da mulher brasileira: corpo e classe social no Brasil, um marco nos escritos feministas brasileiros na década de 1980. O programa recebe também Janine Radith, psicologa norte-americana e Isolda Bezerra de Menezes, professora de psicologia social.

Sobre o livro publicado, Rose Marie afirma "ao em vez da academia nos analisar, a gente analisa a academia (...) se a pergunta é transformadora, você obtém uma resposta transformadora." Ao lidar com a pesquisa que transita entre sociologia em diálogo com sua formação de exatas, a autora asserta que com "comportamento na sociedade não se brinca." Para Rose Marie, os valores são diferentes de cada região, porém as sociedades agrárias, veem o corpo como corpo para produção e de produção.

Em conversa com Isolda Bezerra, Rose Marie considera desejo tudo que é campo pulsional, além do desejo físico e erótico, o desejo é visto pela autora como tudo que pulsa na pessoa. "os nossos corpos são como combustível do sistema produtivo, (...) nas classes da produção, a família é tão necessária que a articulação entre a classe e o individuo é a família, você não pode romper essa família. Se rompe na classe média, onde homens e mulheres se desquitam. (...) O que aparece é isso: o corpo como combustível do sistema produtivo, principalmente do homem e a mulher como um instrumento de reprodução, é mesmo como um objeto de reprodução."

 

Escute a entrevista abaixo

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*