21/10/15

O Cinema e a Mulher

Eunice Gutman

Eunice Gutman no set de filmagem de Só no carnaval, em 1982.

Há 30 anos, o programa Opinião da Rádio Universitária FM apresentou um programa voltado à Mulher e ao Cinema. No estúdio, Sheila Feital, Vera Brandão, Eunice Gutman e Isolda Castelo Branco conversam sobre fazer cinema e ser mulher.

As três cineastas estavam na cidade para participar do I Festival de Fortaleza do Cinema Brasileiro em 1985. O programa contou também com a presença da Professora Isolda Castelo Branco. Sheila Feital, carioca, cineasta e coordenadora da Mostra Cinema Mulher, evento paralelo ao festival, falou sobre a criação de um coletivo de mulheres cineastas no Rio de Janeiro, uma tentativa de debater o tema e chamar atenção para a produção cinematográfica feita por mulheres.

"Nós estamos aqui e queremos trabalhar cada vez mais. Conversar sobre os problemas que a gente enfrenta, a discriminação que a gente sofre e como a gente quer superar todos esses problemas." apontou Sheila Feital.

O específico dos filmes produzidos, dirigidos e feitos por mulheres, segundo a cineasta Eunice Gutman, é que os filmes tem uma representação de com a mulher enxerga as temáticas abordadas, como os assuntos representativos do homem afetam o ponto de vista das cineastas.

A conversa foi dividida em dois programas que foram ao ar em 25 e 26 de Outubro de 1985. Escute os programas abaixo.

Assista ao filme A Rocinha tem histórias de Eunice Gutman

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro