06/01/16

Literatura em Cena – Iracema de José de Alencar

Iracema (1881), tela do pintor José Maria de Medeiros

Em 2010, a Universitária FM foi agraciada como uma das vencedoras do Prêmio Roquette-Pinto – I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, realizado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.

No Memória Especial, iremos relembrar os doze programas do Literatura em Cena. O projeto, vencedor na categoria radiodramaturgia, revive o gênero regastado através de autores cearenses.

Nesta edição, o programa traz o clássico Iracema de José de Alencar. O romance faz parte da trilogia indianista do autor, composta por Iracema, Ubirajara, O Guarani. Publicado em 1865 e considerado poesia em prosa, o livro tem a personagem feminina idealizada, bela, hábil e de caráter. Entre as características do romantismo presentes no livro, estão a descrição detalhista do ambiente, o lirismo e o heroísmo.

José de Alencar nasceu em Messejana, na época município cearense, em 1829. O escritor teve o livro 5 minutos como romance de estréia e foi escritor, jornalista, político, crítico... Considerado a maior referência da escola romântica no Brasil, José de Alencar faleceu de tuberculose no Rio de Janeiro em 1829.

O Literatura em Cena recebe o professor Marcelo Peloggio, professor de Literatura Brasileira da UFC, Doutor em Letras pela UFF e coordenador do grupo de estudos sobre o autor na UFC, para falar sobre a vida e obra de José de Alencar.

Para o Professor, Iracema vai além do mito e da história de amor entre Iracema e Martin, "Ela não se fixa no mito e passa a ideia que no domínio da história, o que predomina é justamente a falta de mito, o que predomina mesmo é as forças do combate civilizatório, e o que fica claro no romance, é que não há lugar para Iracema. (...) O mito cedeu lugar à história."


Escute o programa abaixo:


Sobre o Literatura em Cena:

Literatura em Cena durou dois meses para ser produzido e contou com a participação de atores cearenses na composição dos radiodramas e assim, mostrar a mágica da literatura e incentivar a leitura das obras.

O projeto foi idealizado pelo professor Nonato Lima, coordenador-geral da Universitária FM, e de cinco estudantes de jornalismo da UFC, agora formados em Comunicação Social: Caio Mota, Isabel Paz, João Carlos Bento, Ana Paula Lima e Andressa Cavalvante.

A cada edição, o Literatura em Cena apresenta a vida do autor do programa e, em trechos, a sua obra com objetivo de criar, a partir do radiodrama, a imaginação do ouvinte e a criação de imagens mentais.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*