13/01/16

Literatura em Cena – Cordéis e Outros Poemas de Patativa do Assaré

Em 2010, a Universitária FM foi agraciada como uma das vencedoras do Prêmio Roquette-Pinto – I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, realizado pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.

No Memória Especial, iremos relembrar os doze programas do Literatura em Cena. O projeto, vencedor na categoria radiodramaturgia, revive o gênero regastado através de autores cearenses.

Nesta edição, o programa traz a poesia de Patativa do Assaré. O Literatura em Cena apresenta o livro Cordel e Outros Poemas. Organizado pelo Professor Gilmar de Carvalho, o livro coleta poesias da vasta produção do poeta. A obra contempla a escrita de Patativa a partir dos 15 cordéis e poemas presentes no livro, como Desigualdade Social, Cante lá, que eu canto cá e A terra é naturá.

Patativa nasceu em Assaré em 1909 e faleceu em 2002 na mesma cidade. Marco na cultura nordestina, poeta, compositor, cantor e improvisador, obteve popularidade a nível nacional, com vários prêmios, títulos e homenagens. Patativa foi nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa. O poeta nunca deixou de ser agricultor e de morar em Assaré, no Cariri, Ceará.

O Literatura em Cena recebeu o Professor Tadeu Feitosa, doutor em Sociologia com a tese Patativa do Assaré, a Trajetória de um Canto, entrevistado por João Carlos Bento. Tadeu Feitosa fala sobre o contato com Patativa, a amizade dos dois, sobre a poesia e o mito de Patativa.

"Você percebe que a poética do Patativa é universal. A dor da seca é a dor universal, a alegria do tempo chuvoso, é uma alegria universal. Patativa usava o local para, a partir dessa experiência local, atingir uma verdade universal." Aponta o Professor Tadeu Feitosa.


Escute o programa abaixo:


Sobre o Literatura em Cena:

Literatura em Cena durou dois meses para ser produzido e contou com a participação de atores cearenses na composição dos radiodramas e assim, mostrar a mágica da literatura e incentivar a leitura das obras.

O projeto foi idealizado pelo professor Nonato Lima, coordenador-geral da Universitária FM, e de cinco estudantes de jornalismo da UFC, agora formados em Comunicação Social: Caio Mota, Isabel Paz, João Carlos Bento, Ana Paula Lima e Andressa Cavalvante.

A cada edição, o Literatura em Cena apresenta a vida do autor do programa e, em trechos, a sua obra com objetivo de criar, a partir do radiodrama, a imaginação do ouvinte e a criação de imagens mentais.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*