11/01/17

IPHAN comemora 80 anos com atividades gratuitas

Reprodução/Internet

(Foto: Reprodução/Internet)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realiza no domingo (15) uma série de atividades em comemoração aos seus 80 anos. Vão ser realizadas caminhada, bicicletada e lançamento do livro Aquarelas do Ceará Oitocentista.

A programação gratuita tem início às 15h, no Passeio Público, com a Caminhada Histórica pelo Centro de Fortaleza.O trajeto segue pelos principais marcos históricos e patrimônios tombados do Centro da cidade e vai ser guiado por arquitetos, historiadores e arqueólogos da instituição. O público participante vai receber um mapa com todas as 37 edificações tombadas pelo IPHAN, Estado e Município.

A Bicicletada também vai sair do Passeio Público, às 15h, e vai contar com o apoio do movimento Viva o Centro. A ideia é é incentivar a educação patrimonial, buscando uma melhor qualificação do uso e da preservação dos espaços públicos e privados.

A programação vai ser encerrada às 18h, com o lançamento do livro Aquarelas do Ceará Oitocentista, no Theatro José de Alencar. A obra traz ilustrações da primeira expedição científica do Império Brasileiro, conhecida como "Expedição das Borboletas", que teve o Ceará como território de exploração. No livro são retratados a flora, a fauna, as técnicas construtivistas e as edificações históricas, além de aspectos da gastronomia e etnografia do Ceará. O público vai poder conferir ainda apresentações da Camerata da Unifor e do grupo Folk - Canções de Antigas Novidades.

Ouça na reportagem de Eriberto Sales, para o Jornal da Universitária:

80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
15 de janeiro de 2017, às 15h
Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, Centro)
Entrada franca