09/06/16

Homenagem a Papete

Foto/divulgação

O cantor, compositor e percussionista Papete (1947-2016) foi homenageado no programa Memória 107 da Rádio Universitária FM do dia 29 de maio de 2016. Com produção e apresentação de Nelson Augusto, o Memória 107 traz seleções de repertório relacionadas a efemérides, datas e fatos importantes da música popular brasileira aos domingos, de 14h às 15h.

José de Ribamar Viana nasceu em 8 de novembro de 1947, em Bacabal (MA). O nome do músico foi escolhido por conta da devoção religiosa da família pelo padroeiro dos maranhenses, São José de Ribamar. O apelido foi criado pelo artista plástico cearense Aldemir Martins (1922-2006). Quando se conheceram em São Paulo, o desenhista, com bom humor, disse que o músico não teria "cara" de maranhense, mas de taitiano. E a capital do Taiti, Papeete, inspirou o nome artístico posteriormente adotado.

O disco de estreia de Papete, Berimbau e Percussão, foi gravado em 1975. Três anos depois, gravou Bandeira de Aço, álbum que projetou a música tradicional do Maranhão em escala nacional. Ao longo da carreira, produziu extensa discografia com 22 títulos. O último CD, Senhor José, de 2013, homenageava o Bumba meu boi maranhense, manifestação cultural tombada como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em 2015, Papete lançou o livro Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba meu Boi do Maranhão, em referência à cultura popular de sua terra natal.

Papete trabalhou com ícones da música brasileira, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho, César Camargo Mariano, Dominguinhos, Almir Sater, Martinho da Vila e Paulinho da Viola. Também dividiu palco com artistas estrangeiros, como o compositor italiano Angelo Branduardi, o saxofonista japonês Sadao Watanabe e a cantora argentina Mercedes Sosa. Ao lado dos brasileiros Naná Vasconcelos e Airto Moreira, Papete teve reconhecimento como um dos melhores percussionistas do mundo pela revista Down Beat e pela crítica especializada do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça.

No último dia 26 de maio deste ano, Papete faleceu aos 68 anos, em São Paulo (SP), de câncer de próstata. O programa Memória 107 do dia 29 de maio de 2016 teve produção e apresentação de Nelson Augusto, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima.

Ouça o programa completo:

 

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*