09/03/16

Entrevista com Nilze Costa e Silva

O mês de março inicia um ciclo de homenagens, entrevistas e memórias sobre as mulheres e com a fala da mulher em evidência no Site da Universitária FM. O Memória, assim como o Ceará Sonoro e a sessão Entrevista, busca, neste mês, a opinião e o pensamento da mulher sobre a mulher em diversos setores e valores; o pensamento, as escolhas e as problemáticas de ser mulher na contemporaneidade brasileira.

No dia 8 de março em 1994, a Rádio Universitária recebe Nilze Costa e Silva entrevistada por Marta Aurélia. Na entrevista focada no Dia Internacional da Mulher, a conversa envereda sobre as questões de poder e como as mulheres conquistam espaços cada vez mais. Para Nilze, "o pode do autoritarismo é marcadamente masculino. Nós temos que construir um jeito feminino de ocupar esse poder com todas as nossas especificidades, todas as nossas diferenças e procurar um poder menos hierarquizado e com mais igualdades."

Nilze nasceu no Rio Grande do Norte e veio morar no Ceará com alguns meses de idade. Escreve livros desde os 16 anos e estreou na Literatura com o Livro Viagem – Contos e crônicas. Nilze, em 2001, fundou o grupo Poemas Violados, promove a oficina de Escrita Criativa: Palavras não são vãs de tempos em tempos e integra a Rede de Escritoras Brasileiras (REBRA).

"A sociedade é vítima do patriarcado. De um patriarcado milenar e que felizmente está sendo desmoronado. (...) Aquele ideal de igualdade que nós tivemos no começo das lutas da década de 60, este ideal está desmoronando. A gente não quer ser igual ao homem: a gente quer pleitear um novo modo feminino de viver."

Sobre o poder da mulher, Marta Aurélia e Nilze Costa e Silva conversam sobre matriarcado, sobre especifidades de cada um dos gêneros, sobre paternidade e reprodução de autoridade, sobre a sociedade e, por fim, o que esperar das mudanças possíveis.

Ouça:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro