23/01/15

Comportamento do jovem urbano, com o Prof. Caubi Tupinambá

Memória - Jovem urbano

Em entrevista concedida à Rádio Universitária FM em outubro de 1993, o então doutorando em Psicologia pela Universidade de Giessen da Alemanha, Caubi Tupinambá, conversou sobre o comportamento do jovem urbano.

Caubi abordou a miscelânea dos grupos sociais da época, fazendo um comparativo com países da Europa, munido de sua experiência como residente no continente. Para o Professor, os agrupamentos urbanos de jovens do Brasil nos anos 90 mantiveram uma postura "imitativa", importando características de outros países, mas sem perder as particularidades próprias.

"O Brasil consegue filtrar na cultura pelas características específicas da escolarização, da economia, da organização social, do lidar com a lei, da questão da lógica e da obsessão pelo lógico e pelo racional. Por mais que haja 'imitatismo', termina dando a esses grupos essa característica mais brasileira e mais específica", disse o Professor.

A conversa também discutiu a participação e consciência política dos jovens brasileiros da época, marcada pelo movimento dos Cara Pintadas. Para Cauby, "eles se revelam em outros momentos em que a sociedade organizada não os deixa se revelar, como por exemplo na escola".

A entrevista trouxe questionamentos pertinentes que ainda estão presentes em nossa sociedade, hoje marcada pelas revoluções tecnológicas e conexões via Internet. Confira:

Últimas postagens

Durante o programa Entrevista, Falcão escolheu algumas músicas do seu repertório para tocar. Um exemplo foi a música "Um Bodegueiro na FIEC", parceria de Falcão com Jose Tarcísio Vale Matos (Foto: Reprodução/Internet)
Carreira de Falcão em destaque no programa Entrevista
A Revista da Educação trouxe um debate sobre saúde mental na mídia, saúde mental dos universitários e fatos importantes sobre depressão e ansiedade (Foto: Reprodução/Internet)
Saúde Mental é tema da Revista da Educação
O artista plástico Franzé Chaves, o Barrinha, participou de curso de serigrafia da Oficina de Gravados em Havana (Cuba) (Foto: Escola Vila/ Arquivo)
Franzé Chaves (Barrinha) no Artes e Artistas da Terra
Em dois volumes, o Atlas é um mapeamento da língua falada no Ceará, com informações capazes de auxiliar estudos de linguistas, lexicógrafos, gramáticos, historiadores, sociólogos e pedagogos (Foto: Bandeira do Ceará/Reproduçã)
Ciência, Desafio da Terra destaca Atlas Linguístico do Ceará
Antes de ser ator, Nuno Leal Maia, hoje com 72 anos, foi jogador e treinador de futebol (Foto: Reprodução/RevistaTrip)
Nuno Leal Maia no Caminhos da Cultura
Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

*