11/11/15

Cecília Meireles em Para Dizer e Cantar

Considerada uma das vozes mais importante na literatura de língua portuguesa, Cecília é simbolo de lirismo. Além de poeta, escritora, professora e jornalista, Cecília fundou a primeira biblioteca infantil do país.

Comumente classificada como autora modernista da segunda fase, Cecília começou a escrever aos 9 anos de idade. Lançou o primeiro livro de poesia aos 18 anos: Espectros, conjunto de sonetos simbolistas. A sua obra apresenta influências simbolistas, românticas e parnasianas. Porém, as características mais pungentes da escrita de Cecília são a sensibilidade forte, a viagem para dentro de si mesmo, a consciência de transitoriedade das coisas, o tempo, a fantasia, a solidão, o padecimento. Parece sonho.

Alguns consideram perceptível a musicalidade na escrita de Cecília Meireles. No programa Para Dizer e Cantar, em 1994, Martha Aurélia recita poemas de Cecília Meireles e o programa intercala com músicas brasileiras, como Canto Luna de Denise Emmer.

No sábado passado, dia 7 de Novembro, Cecília Meireles faria 114 anos. No dia 9 de Novembro, esta segunda, faz 51 anos de sua morte.

Escute o programa completo abaixo:

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*