24/04/17

Rádio Universitária comemora 120 de Pixinguinha

Nascido em 1987, o músico deixou mais de 300 grandes composições para a MPB (Foto: Acervo Pixinguinha)

"Meu coração, não sei por que...". Se você completou a frase anterior, sem dúvidas conhece Carinhoso, a música mais famosa de Alfredo da Rocha Vianna Filho, nome de batismo do compositor, instrumentista, maestro, arranjador e intérprete carioca Pixinguinha. Nascido no bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, o músico completaria 120 anos no último domingo (23), data que, desde o ano 2000, também comemora o dia Nacional do Choro, em homenagem ao maestro. Para comemorar a data, a Rádio Universitária FM fez uma edição especial do Arquivo de Cera em tributo ao compositor.

Fabiana Brogliato, formada em música pela Universidade Federal do Ceará, acredita que o músico fez diferença na história da MPB. "Ele é um dos maiores nomes da música brasileira", afirma. Com mais de 300 grandes composições em seu repertório, Pixinguinha veio de uma família de músicos. Filho de pai flautista, ele era o mais novo de três irmãos que também tocavam instrumentos.  Pixinguinha compôs sua primeira canção, Lata de Leite, quando tinha apenas 11 anos.

A coleção de choros antigos do pai e a influência de músicos mais velhos durante a infância e adolescência deram forma ao estilo do compositor, que tem uma mistura de tradição e reinvenção. Fabiana explica que o choro surgiu da maneira como o brasileiro tocava músicas como valsa e polka e que Pixinguinha foi além disso trazendo contribuições muito significativas pro choro. "Ele traz  um algo mais, traz elementos da afrobrasilidade dele, de coisas mais rurais e de ritmos da própria formação, que ele teve desde pequeno".

Fabiana conta sempre gostou de MPB "Eu até já toquei num grupo de Samba, Samba de Rosas". Mas ela explica que começou a gostar de choro durante suas pesquisas. "A gente fazia muita pesquisa, sobre música popular e samba de raiz e chegando nos compositores do choro". Ela lembra que de tanto ouvir compositores como o Pixinguinha começou a gostar. "Comprei uma flauta e aprendi a tocar, eu fiz um mergulho no choro por admiração", revela. Hoje ela faz parte do Flor Amorosa, grupo de choro formado apenas por mulheres.

Comemorações

Não é apenas o músico que fez 120 anos no último dia 23. Em homenagem ao aniversário do compositor, desde o ano 2000, o dia 23  de abril também comemora o Dia Nacional do Choro. Curiosamente, em novembro de 2016, foi descoberto que a verdadeira data de nascimento de Pixinguinha é 4 de maio de 1897. Entretanto, a data comemorativa permanece inalterada. Coincidentemente, Carinhoso, uma das canções mais famosas do músico, também faz aniversário de um século na mesma data. Clássica da MPB, ela já foi regravada por nomes que vão de Elis Regina a Tom Jobim e tem até versão em inglês: "Love is Like This", para o filme "Romance Carioca" (1950).

Para celebrar o aniversário do músico, o Instituto Moreira Salles lançou o portal pixinguinha.com.br, que reúne centenas de canções, documentos, depoimentos, discografia para audição online, recortes de críticas, fotografias e cadernos de anotações, somando mais de 9 mil peças. A Rádio Universitária FM também fez sua homenagem. No programa Arquivo de Cera do último domingo (23), o apresentador Nirez fez um tributo ao mestre do Choro que você pode conferir a seguir: