09/05/17

Projeto Livros Livres recebe doações na Biblioteca do Pici

A estante dos Livros Livres fica perto da entrada da Biblioteca do Pici, próxima ao guarda-volumes (Foto: Reprodução/Internet))

A ação Livros Livres, da Biblioteca Central do Campus do Pici, completa um ano neste mês de maio e reforça a doação de obras literárias para que o projeto continue tendo força e atinja mais pessoas. Desenvolvido por bibliotecários do local, o Livros Livres é inspirado nos modelos de compartilhamento de livros que são realizados em locais públicos, onde as pessoas podem pegar obras emprestadas sem a necessidade de registro.

Érica Barros, bibliotecária da UFC, conta que o maior objetivo é incentivar a leitura nos mais diversos tipos de pessoas. Ela relata que, por causa do projeto, funcionários que não tinham o hábito de ler passaram a ter. Assim, livros da literatura brasileira e estrangeira são o maior foco do acervo, deixando de lado obras didáticas e acadêmicas. “Também recebemos mangás, quadrinhos e cordéis”, ela afirma.

É objetivo também deste projeto encorajar outras bibliotecas a tomarem esta ação como um exemplo. “Nós esperamos sensibilizar outro locais a fazerem o mesmo que a gente”, declara Érica. A bibliotecária explica também que o trabalho é completamente voluntário e depende da vontade das pessoas.

Para fazer a doação de algum livro, Érica explica que não há nenhum protocolo a ser seguido. O doador pode deixar a obra com algum dos bibliotecários ou direto na estante do acervo, que fica na entrada da biblioteca. Com mais de 1800 compartilhamentos desde sua estreia, o projeto espera aumentar cada vez mais o número de empréstimos e doações.

Deixe uma resposta

*