08/05/17

Mostra Outros Cinemas começa nesta quarta (10)

Imagem da 4ª edição da Mostra Outros Cinemas realizada em 2011 (Foto: Divulgação)

A Caixa Cultural Fortaleza recebe a partir desta quarta (10) a Mostra Outros Cinemas, que será realizada até o domingo (14). Em sua nona edição, a mostra exibirá 24 curtas-metragens, além de três outros longas que serão apresentados em sessões especiais. Você pode conferir a programação completa no site do evento.

Com cerca de 280 submissões nas inscrições, as produções da mostra são diversificadas em vários aspectos. Bárbara Cariry, produtora e curadora da mostra, explica que um dos principais objetivos do evento é a “descentralização” das obras. Os curtas e longas-metragens recebidos são feitos por pessoas de diferentes partes do país.

No processo de escolha, a produtora da mostra explica que as produções que se destacam são separadas em grupos ou temáticas. “Há filmes que se dialogam”, ela conta e ressalta que as produções tratam de “questões importantes e atuais”. Os gêneros também são bastante diversos e contemplam ficção, documentário e animações, dentre outros.

Outro aspecto importante na mostra deste ano é a participação expressiva de mulheres, como explica Bárbara. “Acho importante salientar isso: muitas mulheres participando com bons filmes”, ela conta.

A Mostra Outros Cinemas surgiu em 2008, na Universidade de Fortaleza (Unifor) como um festival de produção audiovisual universitária. Desde então, o evento passou pela Casa Amarela Eusélio de Oliveira e agora é realizado na Caixa Cultural, como foco na produção de curtas de jovens realizadores.

SERVIÇO:
IX Mostra Outros Cinemas