30/11/16

Fortaleza recebe Seminário Internacional de Artes

Espetáculo Quem tem medo de Travesti do coletivo artístico As Travestida
(foto: Reprodução/internet)

Entre os dias 1º e 3 de dezembro, acontece, no Porto Iracema das Artes e na Vila das Artes, em Fortaleza, o III Seminário Internacional das Artes e Seus Territórios Sensíveis. O projeto é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) , junto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como parceiros, além das escolas sede, a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o Instituto Dragão do Mar e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE).

Os encontros pretendem investigar a diversidade do fazer artístico contemporâneo em seus percursos epistemológicos, políticos e afetivos, explorando e revelando o trânsito entre arte e mundo. Neste ano, o evento foca na performatividade das artes em cena expandida e sua potência de contaminação em diversas modalidades artísticas (dança, teatro, performance, instalação, intervenção urbana).

Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro, do grupo Nóis de Teatro

O evento recebe 14 artistas-pesquisadores, discentes e docentes de diversas universidades nacionais e internacionais. Entre os convidados, estão os artistas cearenses Edilberto Mendes, Gerson Moreno, Simone Barreto e dos coletivos As Travestidas, Comedores de Abacaxi S/A e Nóis de Teatro.

Comedores de Abacaxi S/A. Grupo formado por 6 artistas graduados em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Ceará.

O credenciamento é realizado na quinta-feira (1º), às 13h, e logo depois, no Auditório do Porto Iracema das Artes, acontece a abertura do evento. Às 14h, o público pode conferir o encontro Habitar|Viver: Cidades, Situações críticas e Arte, que recebe, com mediação do professor da UFC Héctor Briones, o pesquisador do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Conselho Superior de Pesquisas Científicas em Madri, Óscar Cornago, e o Filósofo e Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Nelson Brissac. Mais informações sobre a programação, as inscrições e os horários no site do evento

Todas as sessões já atingiram a lotação do auditório do Porto Iracema das Artes. As Inscrições estão abertas no formulário para lista de espera.

Serviço
II Seminário Internacional das Artes e Seus Territórios Sensíveis – Performatividade em cena expandida: Novos modos de Habitar|Viver
1º a 3 de dezembro
Local: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 190 – Praia de Iracema)