31/05/17

40 anos de Star Wars

Pôster de Star Wars - Uma Nova Esperança, primeiro filme da saga e lançado em 1977. (Foto: Reprodução/Internet)

Em 25 de maio de 1977, era lançado nos Estados Unidos o primeiro filme da saga Star Wars. 40 anos depois, a franquia continua ativa na memória do público, no mercado e mantém sua importância dentro do universo nerd e da cultura pop. A série de filmes revolucionou o cinema e se expande até hoje em outros segmentos, como desenhos animados, histórias em quadrinhos, livros e video games.

Porém, na época, poucos achavam que o filme iria, de fato, ser um sucesso. Segundo Daniel Herculano, vice-presidente da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), várias produtoras rejeitaram a ideia de George Lucas, diretor e roteirista do filme, antes da Fox aceitá-la. Durante o processo de produção, o longa ainda enfrentou um orçamento relativamente baixo e um lançamento tímido, em poucas salas de cinema dos EUA.

Devido às limitações financeiras, George Lucas teve que ser criativo na construção do universo de Star Wars. Daniel Herculano afirma que o diretor usou "efeitos mais práticos", como miniaturas e chroma key. O esforço valeu à pena, pois, apesar da distribuição limitada no país norte-americano, o filme foi um sucesso nas bilheterias.

O ator Alec Guinness e George Lucas nas gravações de Star Wars - Uma Nova Esperança (Foto: Reprodução/Internet)

O ator Alec Guinness e George Lucas nas gravações de Star Wars - Uma Nova Esperança (Foto: Reprodução/Internet)

Herculano comenta que a produção se destacou pelos seus diferenciais, como a mistura com elementos do universo japonês, o vilão mítico e a construção da jornada do herói. A crítica caracteriza o longa como um "legítimo blockbuster*". "O filme mudou os próprios parâmetros de Hollywood na época", afirma.

Wadson Sousa, 21, nasceu anos depois do lançamento da trilogia original, mas é fã declarado da saga. Ele conta que o primeiro contato que teve com a franquia foi na casa de sua avó, quando assistiu Star Wars - Uma Nova Esperança ainda em VHS. "Eu ficava muito vidrado assistindo, vendo as armas de laser, os sabres de luz, os conflitos", relata. Para Wadson, o que mais lhe chamou atenção foi a fantasia presente no filme.

O oitavo episódio da franquia será lançado em dezembro deste ano. Além disso, um filme sobre Han Solo, personagem icônico da saga, deve ser lançado no próximo ano. Wadson Sousa está feliz com o retorno da saga e se mostra empolgado com as novas produções. "Eu acho que vou tirar a prova que se essa trilogia da Disney [atual proprietária do universo Star Wars] é realmente boa com esse novo episódio", ele comenta. Daniel Herculano afirma que as novas produções conseguiram "reviver a magia dos originais".

Confira o trailer de Star Wars - Os Últimos Jedi, que será lançado em 14 de dezembro deste ano:

Mês do Orgulho Nerd

O dia 25 de maio marca ainda outras duas comemorações importantes do universo nerd. É também nesta data que os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias comemoram o Dia da Toalha, criado para homenagear o autor da série de livros, Douglas Adams. Terry Pratchett, responsável pela obra Discworld, também é celebrado neste dia, conhecido pelos fãs como Glorioso 25 de Maio.

*Blockbuster em tradução para o português significa filme arrasa-quarteirão. O termo faz referência às produções cinematográficas de grande apelo comercial que formavam filas ao redor dos quarteirões dos cinemas.

 

Deixe uma resposta

*