07/06/17

Semana de Arte Moderna no Rádio Revista

Pintura "Tropical", 1917, Anita Malfatti.

Canção de Regresso à pátria
Oswald de Andrade

Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os pássaros daqui
Não cantam como os de lá

Minha terra tem mais rosas
E quase que mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra

Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo

A Semana de Arte Moderna comemora 95 anos em 2017. O evento aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. O movimento teve como foco a renovação do contexto artístico do Brasil. Pensando nisso, o Memória desta semana relembra o programa Rádio Revista veiculado no dia 10 de novembro de 1988, que teve como tema esta semana que introduziu o Modernismo na arte brasileira.

O programa foca na produção literária de dois expoentes do Modernismo brasileiro, Mario e Oswald de Andrade, que apesar do mesmo nome, não possuíam laços familiares. Estes escritores buscaram constantemente a origem da identidade da brasileira em seus trabalhos.

Junto de Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante e outros artistas, Oswald e Mário de Andrade trabalharam na tentativa de criar uma arte essencialmente brasileira que subvertesse os valores burgueses que perpassavam a produção literária elitista acostumada ao modelo estético europeu da época. Ao mesmo tempo em que buscavam uma nova forma de escrita, com uma linguagem mais cotidiana e de fácil acesso.

O programa Rádio Revista, com o tema Semana de Arte Moderna, foi veiculado no dia 10 de novembro de 1988. Conta com produção e apresentação dos, na época, alunos do Curso de Comunicação Social da UFC, Kleber Matos e Marcos Lúcio Lustosa; participação especial de Arthur Guedes, Franzé Rodrigues e Marta Aurélia na apresentação dos poemas de Mário e Oswald de Andrade; coordenação e orientação da professora da UFC Márcia Vidal; e operação de áudio de Assis Lima.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)