13/07/18

Programa Manifestações Culturais valoriza a tradição oral

Lourival Batista é um dos 300 repentistas registrados na Antologia Ilustrada dos Cantadores (Foto: Instituto Lourival Batista/Divulgação)

Mas toda ave é de pena

Deixe de bestiologia

Com exceção de uma delas

Chamada Ave Maria

Que nasce no pôr-do-sol

Se despindo do dia

Pinto do Monteiro, Cantador

Em 12 de Julho de 1982 o programa Manifestações Culturais teve como tema cantadores, repente e poesias da tradição oral. O convidado para falar sobre o tema foi Francisco Linhares, economista e pesquisador da cultura popular nordestina, autor do livro Antologia Ilustrada dos Cantadores, escrito com o poeta popular Otacílio Batista. O livro levou 15 anos para ser feito e à época estava em sua segunda tiragem.

“Os cantadores são repentistas extraordinárias, que fazem de improviso. Nós procuramos na Antologia pelo menos registrar uma parte desse campo imensurável, para sabermos o valor do cantador”, afirmou.

Segundo o pesquisador, o primeiro cantador do Brasil foi Gregório de Matos Guerra, o Boca do Inferno, pois rompeu com a tradição das cantigas de amor e entrou no satirismo, criticando os poderosos. Quem, entretanto é considerado o precursor dos cantadores, é Ugolino do Sabugi, que nasceu em 1832 na Serra do Teixeira e morou em Santa Luzia do Sabugi. “Ele foi o criador do folheto de feira. O folheto veio da Europa, mas cordel se chamava tudo aquilo que ia para corda ou as histórias pequenas, que podiam ser em versos ou em prosa. Ugolino deu outra conotação: ele achou que só fosse cordel aquilo que fosse narrado em verso, com a dimensão de 11 cm por 16,5 cm, e no estilo tradicional do cantador em técnica de sextilha, martelo ou décima”, explicou Francisco Linhares.

O livro registrou mais de 300 repentistas, como Pinto do Monteiro, Canhotinho, Cego Aderaldo, Lourival Batista, Dimas Batista e o próprio Otacílio Batista, irmão mais novo da famosa trindade. Entre os temas das cantorias estavam preconceitos sociais e raciais, religião, morte, amor e velhice, versados por meio do humor.

Ouça o programa completo:

O programa Manifestações Culturais foi veiculado em 12 de Julho de 1982, com produção e apresentação de José Rômulo e operação de áudio de Paulo Frazão.

Programa Manifestações Culturais valoriza a tradição oral
O cantor e compositor Pierre Akendegué também é conhecido como "poeta cantador" (Foto: Reprodução/Internet)
A cultura de um povo no programa Vozes da África
A Abrasco revelou em Dossiê sobre agrotóxicos, de 2015, que o brasileiro consome, por meio dos alimentos, 7,3 litros de pesticidas por ano (Foto: Reprodução/Internet)