22/11/18

Programa Café com Letra contou a história de Cecília Meireles

Cecília Meireles é considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil. Além de poeta, Cecília atuou como jornalista e professora (Foto: Reprodução/ Internet)

A escritora e poetisa Cecília Meireles foi tema do programa Café com Letra, veiculado no dia 4 de janeiro de 1983. A partir da voz da filha de Cecília Meireles, a atriz Maria Fernanda, e da música do neto Luis Fernando, o programa conta a trajetória e a biografia da escritora.

Cecília Meireles é considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil. Além de poeta, Cecília atuou como jornalista e professora. Ela também fundou a primeira biblioteca infantil do país e trabalhou na Rádio Ministério da Educação quando já estava aposentada. Dentre suas principais obras estão Romanceiro da Inconfidência, Viagem e Ou Isto ou Aquilo. Com o livro Viagem ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Pelo conjunto da obra ganhou o Prêmio Machado de Assis.

Com produção e apresentação de Heloísa Buarque de Hollanda e Charles Peixoto, o Café com Letra foi um programa sobre a literatura brasileira da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e exibido pela Rádio Universitária FM.

Carlos Drumond de Andrade é considerado um dos poetas mais influentes do século XX e um dos nomes mais conhecidos da segunda fase do Modernismo Brasileiro (Foto: Reprodução/Internet)
Programa Café com Letra e os 70 anos de Drummond de Andrade
A lenda de exemplo foi A menina dos brincos de ouro, popularmente conhecida na Bahia e no Maranhão, quem a recolheu foi Nina Rodrigues com seu livro intitulado Os africanos no Brasil (1932) (Foto: Reprodução/Internet)
A menina dos brincos de ouro no Era Uma Vez