10/05/17

Opinião sobre incentivo à leitura com Marcondes Rosa

Nesta semana, o Memória traz mais uma edição do programa Opinião com o tema “Movimento de Incentivo à Leitura”. Para esta entrevista, a Universitária FM recebeu em seus estúdios Marcondes Rosa, um dos fundadores da rádio, onde ele conversa sobre os hábitos de leitura no Ceará e no Brasil. O professor veio a falecer na última sexta (5) e a Rádio Universitária o homenageia através desta seção.

Marcondes Rosa de Sousa era professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e chegou a lecionar também na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ministrou disciplinas em cursos como Direito e Letras. Foi presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos de Educação do País e dirigiu a TV Educativa do Ceará (TVE-CE). Além disso, foi pró-reitor de extensão da UFC e ajudou a fundar a Rádio Universitária FM.

Em 1984, Marcondes era um dos porta-vozes do MIL , o Movimento de Incentivo à Leitura. Iniciado na UFC e apoiado por meios de comunicação, livreiros e órgãos como a Secretaria de Cultura do Estado, a campanha tinha como objetivo despertar no Ceará o gosto pela leitura, além de fazer as pessoas perceberem a importância desta prática. O pró-reitor salienta que uma população que lê constrói uma nação mais informada e democrática.

O professor enumera também os fatores sociais que não possibilitam o crescimento deste hábito no povo brasileiro. A cultura oral vinda do catecismo, a falta de recursos por parte da população e a elitização dos livros são alguns dos exemplos que ele dá. Para Marcondes, a leitura, assim como os livros, precisam ser bens democratizados economicamente e culturalmente.

O programa Opinião com o tema “Movimento de Incentivo à Leitura” foi ao ar no dia 17 de maio de 1984, teve apresentação e produção de Fátima Leite e operação de áudio de Paulo Roberto Frazão. Confira na íntegra:

O mural "Eva", do Acidum Project, é um exemplo da arte não elitizada (Foto: Reprodução/Street Art Brasil)
Programa Opinião questiona o elitismo da arte
Atualmente o edifício São Pedro está no centro das discussões sobre preservação histórica de Fortaleza. Enquanto uns visam o tombamento, outros buscam sua demolição (Foto: Daniel Aragão)
Preservação histórica de Fortaleza no Centro de Debates
Augusto Bonequeiro se apresenta constantemente com o boneco Fuleiragem pelo Brasil (Foto: Reprodução/Internet)
Teatro de bonecos é destaque no programa Entrevista
Tudo o que se pode fazer em prol da saúde antes de que qualquer doença se instale é considerado como medicina preventiva (Foto: Reprodução/Internet)
A saúde da gente e a prevenção de doenças
A história cearense está marcada pela triste realidade de extermínio indígena (Foto: Reprodução/Internet)
A história do índio cearense no Coisas Nossas