10/05/17

Opinião sobre incentivo à leitura com Marcondes Rosa

Nesta semana, o Memória traz mais uma edição do programa Opinião com o tema “Movimento de Incentivo à Leitura”. Para esta entrevista, a Universitária FM recebeu em seus estúdios Marcondes Rosa, um dos fundadores da rádio, onde ele conversa sobre os hábitos de leitura no Ceará e no Brasil. O professor veio a falecer na última sexta (5) e a Rádio Universitária o homenageia através desta seção.

Marcondes Rosa de Sousa era professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e chegou a lecionar também na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ministrou disciplinas em cursos como Direito e Letras. Foi presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos de Educação do País e dirigiu a TV Educativa do Ceará (TVE-CE). Além disso, foi pró-reitor de extensão da UFC e ajudou a fundar a Rádio Universitária FM.

Em 1984, Marcondes era um dos porta-vozes do MIL , o Movimento de Incentivo à Leitura. Iniciado na UFC e apoiado por meios de comunicação, livreiros e órgãos como a Secretaria de Cultura do Estado, a campanha tinha como objetivo despertar no Ceará o gosto pela leitura, além de fazer as pessoas perceberem a importância desta prática. O pró-reitor salienta que uma população que lê constrói uma nação mais informada e democrática.

O professor enumera também os fatores sociais que não possibilitam o crescimento deste hábito no povo brasileiro. A cultura oral vinda do catecismo, a falta de recursos por parte da população e a elitização dos livros são alguns dos exemplos que ele dá. Para Marcondes, a leitura, assim como os livros, precisam ser bens democratizados economicamente e culturalmente.

O programa Opinião com o tema “Movimento de Incentivo à Leitura” foi ao ar no dia 17 de maio de 1984, teve apresentação e produção de Fátima Leite e operação de áudio de Paulo Roberto Frazão. Confira na íntegra:

A história cearense está marcada pela triste realidade de extermínio indígena (Foto: Reprodução/Internet)
A história do índio cearense no Coisas Nossas
De acordo com Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), 8.000 km² foram desmatados entre 2015 e 2016 (Foto: Reprodução/Internet)
Preservação da Amazônia no Ecologia sem Fronteiras
Rita Lee é uma das mulheres mais importantes para a história da música brasileira (Foto: Reprodução/Internet)
A Mulher ao Longo da História
O Campo do Prado (Benfica) recebeu a primeira partida do Campeonato Cearense transmitida pela Ceará Rádio Clube (Foto: Arquivo Nirez)
A História do Rádio no Ceará – Parte 2
A Ceará Rádio Clube foi a primeira rádio oficial de Fortaleza (Foto: Reprodução/Internet)
A História do Rádio no Ceará – Parte 1