10/05/17

Opinião sobre incentivo à leitura com Marcondes Rosa

Nesta semana, o Memória traz mais uma edição do programa Opinião com o tema “Movimento de Incentivo à Leitura”. Para esta entrevista, a Universitária FM recebeu em seus estúdios Marcondes Rosa, um dos fundadores da rádio, onde ele conversa sobre os hábitos de leitura no Ceará e no Brasil. O professor veio a falecer na última sexta (5) e a Rádio Universitária o homenageia através desta seção.

Marcondes Rosa de Sousa era professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e chegou a lecionar também na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ministrou disciplinas em cursos como Direito e Letras. Foi presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos de Educação do País e dirigiu a TV Educativa do Ceará (TVE-CE). Além disso, foi pró-reitor de extensão da UFC e ajudou a fundar a Rádio Universitária FM.

Em 1984, Marcondes era um dos porta-vozes do MIL , o Movimento de Incentivo à Leitura. Iniciado na UFC e apoiado por meios de comunicação, livreiros e órgãos como a Secretaria de Cultura do Estado, a campanha tinha como objetivo despertar no Ceará o gosto pela leitura, além de fazer as pessoas perceberem a importância desta prática. O pró-reitor salienta que uma população que lê constrói uma nação mais informada e democrática.

O professor enumera também os fatores sociais que não possibilitam o crescimento deste hábito no povo brasileiro. A cultura oral vinda do catecismo, a falta de recursos por parte da população e a elitização dos livros são alguns dos exemplos que ele dá. Para Marcondes, a leitura, assim como os livros, precisam ser bens democratizados economicamente e culturalmente.

O programa Opinião com o tema “Movimento de Incentivo à Leitura” foi ao ar no dia 17 de maio de 1984, teve apresentação e produção de Fátima Leite e operação de áudio de Paulo Roberto Frazão. Confira na íntegra:

O suingado vocal de Lucinha Menezes conta com parcerias de grandes artistas da música popular brasileira (Foto: Reprodução/Internet)
A sonoridade de Lucinha Menezes em Artes e Artistas da Terra
Aparecida Silvino tem mais de 30 anos de carreira e parcerias com grandes artistas da música como Belchior e Milton Nascimento (Foto: Reprodução/Internet)
A música de Aparecida Silvino em Artes e Artistas da Terra
Em 2018, Cátia de França vai lançar um novo álbum, intitulado Hóspede da Natureza. Na foto, a artista se apresenta ao lado de Juliano Holanda, em 2017, em Olinda (PE) (Foto: Heder Novaes)
Ebulição sonora de Cátia de França no programa Entrevista
Participantes da 19ª Parada do Orgulho LGBT na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Leo Pinheiro/Fotos Públicas)
Rádio Debate discute a homofobia e o racismo no Brasil
O jornalista Tárik de Souza é um dos grandes nomes da crítica musical brasileira (Foto: Reprodução/Internet)
Música e poesia no Café com Letra