29/12/16

Entrevista Especial com Nirez

(Reprodução/Internet)

Uma das atrações da programação comemorativa dos 35 anos da Rádio Universitária FM, em outubro deste ano, e que trazemos esta semana para a seção Memória do nosso site é o programa Entrevista Especial, com o jornalista, historiador e pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido como Nirez. Durante o programa, o depoimento de Nirez conduz o ouvinte por páginas da história afetiva da capital cearense, e da época de ouro do rádio brasileiro nos anos 1930 e 1940. Desde 1991, produz e apresenta semanalmente na Universitária FM o programa Arquivo de Cera, com raridades musicais e fatos históricos relacionados a discos de 78 rotações produzidos no Brasil entre 1902 e 1964.

Nirez nasceu em 15 de maio de 1934, em Fortaleza (CE), e é filho do escritor e artista plástico Otacílio de Azevedo e da dona de casa Maria Zenita Rodrigues de Azevedo. Aos 5 anos de idade, recebeu de presente um gramofone e alguns discos, e desde cedo, tornou-se colecionador e descobriu o amor pela música e pelo rádio. Já adulto, fundou o Arquivo Nirez - Museu Cearense da Comunicação, com um rico acervo de mais de 141 mil peças, entre 22 mil discos de cera, 30 mil fotografias e negativos com imagens de Fortaleza Antiga e de outras cidades cearenses, e uma biblioteca de 15 mil livros, especializada em Música Brasileira e História do Ceará. O Arquivo Nirez recebe mensalmente para consulta local cerca de 300 pessoas interessadas em conhecer e pesquisar o acervo.

Por esse trabalho arquivístico e museológico, recebeu condecorações como a Medalha do Mérito Cultural da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ - 1982); o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN - 1994); além do apoio da PETROBRAS para o projeto Meio Século de MPB - Disco de Cera, com catalogação, digitalização e disponibilização do acervo musical do Arquivo Nirez na Internet. Nirez também atua como um dos consultores do Instituto Moreira Sales (IMS), e foi diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) entre 2009 e 2015.

O programa Entrevista Especial com Nirez de 15 de outubro de 2016 teve produção de Leovigilda Bezerra e Caio Mota, apresentação de Leovigilda Bezerra e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima. Ouça o programa completo:

Últimas postagens

Tudo o que se pode fazer em prol da saúde antes de que qualquer doença se instale é considerado como medicina preventiva (Foto: Reprodução/Internet)
A saúde da gente e a prevenção de doenças
A história cearense está marcada pela triste realidade de extermínio indígena (Foto: Reprodução/Internet)
A história do índio cearense no Coisas Nossas
De acordo com Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), 8.000 km² foram desmatados entre 2015 e 2016 (Foto: Reprodução/Internet)
Preservação da Amazônia no Ecologia sem Fronteiras
Rita Lee é uma das mulheres mais importantes para a história da música brasileira (Foto: Reprodução/Internet)
A Mulher ao Longo da História
O Campo do Prado (Benfica) recebeu a primeira partida do Campeonato Cearense transmitida pela Ceará Rádio Clube (Foto: Arquivo Nirez)
A História do Rádio no Ceará – Parte 2

Deixe uma resposta

*