12/07/18

A cultura de um povo no programa Vozes da África

O cantor e compositor Pierre Akendegué também é conhecido como "poeta cantador" (Foto: Reprodução/Internet)

Em 1988, o programa Vozes da África apresentava um pouco da cultura contemporânea daquele continente aos ouvintes da Rádio Universitária FM, mostrando produções feitas na época. Na edição do dia 26 de maio, o programa dedicou sua primeira parte ao cantor Pierre Akendeguê, do Gabão, com músicas como Orema ka-ka-ka e Sesi.

Além do especial, o programa também trouxe canções de artistas como Manu Dibango, Bonga Kuenda e Salif Keita, descendente de uma das famílias reais do Império Mandinga, um dos maiores grupos étnicos da África, que também tem um pouco de sua história explicada nesta edição do programa.

E para quem tem interesse em conhecer outras culturas, há dez anos a Rádio Universitária FM apresenta o Cantos do Mundo, transmitido aos sábados, às 16h. O programa traz produções de diversos países, com músicas que fogem do contexto normalmente veiculado na indústria fonográfica e na grande mídia.

O programa Vozes da África teve produção e apresentação de Daniel Ravioli e técnica de áudio de Paulo Roberto Frazão.

Últimas postagens

As novelas deram ao rádio seus maiores índices de audiência, na década de 1940 ( Foto: Divulgação/Internet)
A História do Rádio Teatro no Brasil
A cidade de Vicenza se localiza na Ragião Norte da Itália. Ela é conhecida mundialmente pela sua arquitetura de origem renascentista, tendo o seu Centro tombado como Patrimônio da Humanidade da Unesco (Foto: Reprodução/Chicco Dodi)
Geografia Musicale Italiana abordou cidade de Vicenza
Baía dos Porcos, praia pertencente ao arquipélago de Fernando de Noronha. Em 2013 e 2014 foi eleita a praia mais bonita do litoral brasileiro pelo Guia Quatro Rodas (Foto: Eduardo Murici)
Programa apresenta Ilhas de Marajó e Fernando de Noronha
O clássico infantil Alice no País das Maravilhas foi adaptado para uma animação pela Disney em 1951 (Foto: Reprodução/Internet)
Era Uma Vez visitou o País das Maravilhas
As origens da música country são a música tradicional da classe trabalhadora americana, que misturava canções populares e melodias celtas e irlandesas, baladas tradicionais inglesas, canções de cowboy e várias tradições musicais de imigrantes europeus (Foto: Reprodução/ Internet)
Programa tocou sucessos da música country estadunidense
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*