12/07/18

A cultura de um povo no programa Vozes da África

O cantor e compositor Pierre Akendegué também é conhecido como "poeta cantador" (Foto: Reprodução/Internet)

Em 1988, o programa Vozes da África apresentava um pouco da cultura contemporânea daquele continente aos ouvintes da Rádio Universitária FM, mostrando produções feitas na época. Na edição do dia 26 de maio, o programa dedicou sua primeira parte ao cantor Pierre Akendeguê, do Gabão, com músicas como Orema ka-ka-ka e Sesi.

Além do especial, o programa também trouxe canções de artistas como Manu Dibango, Bonga Kuenda e Salif Keita, descendente de uma das famílias reais do Império Mandinga, um dos maiores grupos étnicos da África, que também tem um pouco de sua história explicada nesta edição do programa.

E para quem tem interesse em conhecer outras culturas, há dez anos a Rádio Universitária FM apresenta o Cantos do Mundo, transmitido aos sábados, às 16h. O programa traz produções de diversos países, com músicas que fogem do contexto normalmente veiculado na indústria fonográfica e na grande mídia.

O programa Vozes da África teve produção e apresentação de Daniel Ravioli e técnica de áudio de Paulo Roberto Frazão.

Últimas postagens

Peter Maffay possui o recorde alemão de maior número de álbuns a ter vendido mais de um milhão de cópias. Seu último álbum, Laut und Leise ( Loud and Quiet ), tornou-se o décimo quarto em sua lista (Foto: Andreas Ortner/ Divulgação)
A música de Peter Maffay no programa Novo Rock Alemão
Monumento na cidade de Havana, em Cuba, dedicado ao escritor, poeta e jornalista José Martí (Foto: Reprodução/Internet)
José Martí foi destaque no Cancioneiro Latino-Americano
Após o incêndio do Museu Nacional, o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) vai abrir um edital de mais de R$ 25 milhões para a preservação e e conversação de museus no Brasil (Foto: Buda Mendes/Getty Images)
Revista da Educação abordou a gestão dos museus
Apresentação do Quinteto Agreste no Teatro Carlos Câmara em janeiro de 2017 com o show Patativando, uma homenagem ao poeta cearense Patativa do Assaré (Foto: Rodrigo Claudino)
Quinteto Agreste foi destaque no Coisas Nossas
O filme Corisco & Dadá é protagonizado pela atriz Dira Paes e o ator Chico Diaz
Cineasta Rosemberg Cariry no programa Outros Sons
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*