12/07/18

A cultura de um povo no programa Vozes da África

O cantor e compositor Pierre Akendegué também é conhecido como "poeta cantador" (Foto: Reprodução/Internet)

Em 1988, o programa Vozes da África apresentava um pouco da cultura contemporânea daquele continente aos ouvintes da Rádio Universitária FM, mostrando produções feitas na época. Na edição do dia 26 de maio, o programa dedicou sua primeira parte ao cantor Pierre Akendeguê, do Gabão, com músicas como Orema ka-ka-ka e Sesi.

Além do especial, o programa também trouxe canções de artistas como Manu Dibango, Bonga Kuenda e Salif Keita, descendente de uma das famílias reais do Império Mandinga, um dos maiores grupos étnicos da África, que também tem um pouco de sua história explicada nesta edição do programa.

E para quem tem interesse em conhecer outras culturas, há dez anos a Rádio Universitária FM apresenta o Cantos do Mundo, transmitido aos sábados, às 16h. O programa traz produções de diversos países, com músicas que fogem do contexto normalmente veiculado na indústria fonográfica e na grande mídia.

O programa Vozes da África teve produção e apresentação de Daniel Ravioli e técnica de áudio de Paulo Roberto Frazão.

Últimas postagens

Lourival Batista é um dos 300 repentistas registrados na Antologia Ilustrada dos Cantadores (Foto: Instituto Lourival Batista/Divulgação)
Programa Manifestações Culturais valoriza a tradição oral
O cantor e compositor Pierre Akendegué também é conhecido como "poeta cantador" (Foto: Reprodução/Internet)
A cultura de um povo no programa Vozes da África
A Abrasco revelou em Dossiê sobre agrotóxicos, de 2015, que o brasileiro consome, por meio dos alimentos, 7,3 litros de pesticidas por ano (Foto: Reprodução/Internet)
Ciência, Desafio da Terra debate o uso de agrotóxicos
O programa Ciência, Desafio da Terra contou com a presença das professoras Euterpe Barreto e Fátima Ramos Viana para falar sobre encontro de professores de língua inglesa (Foto: Rafael Cavalcante/UFC)
Programa discute sobre ensino de línguas estrangeiras
Da esquerda para a direita: apresentador Marcos Robério, Kaio Lemos, Helena Vieira, Lú Sousa e a jornalista Raquel Chaves (Foto: Breno Reis/RUFM)
Rádio Debate discute identidade de gênero
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

*