01/07/15

Conto O Preso de Moreira Campos

Moreira Campos é conhecido por jogar com o psicológico dos seus personagens. O Memória desta semana traz a dramatização produzida e encenada pela Rádio Universitária FM do conto O Preso de Moreira Campos na véspera de natal do ano de 1982. O programa, que conta com a presença de Moreira Campos em estúdio, dramatiza o famoso conto ambientado em uma pequena cidade, onde a sociedade condena um inocente.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

O conto aborda a fatalidade da impotência da vida dos mais fracos em contrapartida dos mais fortes. O Preso é um conto de ação, considerado peculiar na obra do autor que afirma gostar de escrever contos psicológicos, contos que transparecem o mistério da alma. José Maria Moreira Campos nasceu em Senador Pompeu em 1914. Formado em Direito pela UFC e Letras Latinas, Moreira Campos foi Professor de letras na UECE e Pró-Reitor da UFC. Um dos nomes mais indicados para o vestibular da UFC, membro da Academia Cearense de Letras, o poeta cronista integrou o Grupo Clã, movimento modernista da literatura cearense.   Tornou-se um dos poetas cronistas brasileiros mais conhecidos e, até hoje, é lembrado e celebrado como um dos melhores escritores brasileiros. Sua obra foi traduzida para o alemão, francês, inglês, hebraico. Moreira Campos morreu em 1994 em Fortaleza.

Últimas postagens

Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Rita de Cássia tem mais de 500 composições de forró, entre elas os clássicos "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Anjo de Guarda", "Saga de um Vaqueiro" e "Brilho da Lua" (Foto: Emanuel Silva)
Cantora Rita de Cássia foi entrevistada no Ceará Sonoro

Deixe uma resposta

*