16/02/17

Arquivo Nirez abre exposição na Caixa Cultural

Registro do início do século XX do Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, na Avenida João Pessoa, em Fortaleza. (Foto: Arquivo Nirez)

O jornalista, historiador e memorialista Miguel Ângelo Azevedo, o Nirez, participa da abertura da exposição Arquivo Nirez nesta quinta-feira (16), às 19h, na Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema). A exposição tem curadoria do próprio Nirez e de Weaver Lima, e estará em cartaz entre os dias 17 de fevereiro e 16 de abril. A entrada é franca, e o público poderá visitar o espaço de terça a sábado, de 10h às 20h, e aos domingos, de 12h às 19h.

Entre o universo de mais de 140 mil itens do acervo particular de Nirez, serão exibidas mais de 200 peças, entre fotografias de Fortaleza antiga, discos de cera e de vinil, jornais impressos, livros, revistas, equipamentos de imagem e som. O Arquivo Nirez é considerado uma das principais coleções da cultura nacional, e abrange assuntos como música popular brasileira, história do Ceará e memória da comunicação. Nirez é colaborador da Rádio Universitária FM 107,9 MHz, e todos os domingos, de 8h30 às 10h, produz e apresenta o programa Disco de Cera, com raridades fonográficas do período de 1902 a 1964. Ouça na reportagem de Fátima Leite, para o Jornal da Universitária.