02/01/20

Zumbi apresenta entrevista inédita com Chico Science

Um dos artistas mais inventivos da música brasileira, Chico Science liderou o Manguebeat antes de falecer precocemente, aos trinta anos (Foto: Divulgação)

Neste domingo, 5 de janeiro, o programa Zumbi – O Rap na Universitária FM trará um especial em comemoração à sua transmissão de número 50, apresentando uma entrevista inédita com o músico pernambucano Chico Science. Além disso, a produção conectará os ouvintes às influências e processos criativos por trás de Da Lama Ao Caos, apontado como um dos mais importantes álbuns da música brasileira.

A gravação da conversa que irá ao ar esteve até agora guardada nos arquivos de Thaís Aragão, produtora cultural da UFC. Ela trocou ideias com o carismático vocalista da Nação Zumbi em 1996, em uma das passagens da banda por Fortaleza. O programa Zumbi #50 também comemora os 25 anos do lançamento de Da Lama Ao Caos, álbum de estreia de Chico Science e Nação Zumbi, o primeiro da efervescente movimentação cultural do Manguebeat.

Além da entrevista, o especial trará depoimentos de Lorena Calábria, José Teles e Guga de Castro, jornalistas que cobriram e testemunharam o nascimento e desdobramento da cena cultural pernambucana nos anos 1990. Os rappers Diomedes Chinaski e Jonas de Lima também participam da edição, que conta também com sons gravados pelo artista Thelmo Cristovam, com microfone subaquático, na Ponte Princesa Isabel, no Centro do Recife.

“Quando saiu o livro de Lorena Calábria em setembro de 2019, em função dos 25 anos de Da Lama Ao Caos, lembrei que talvez aquele registro que eu tinha feito na adolescência pudesse ainda existir e ser relevante. Como isso se confirmou, surgiu o especial, em que aproveitamos para dialogar com gerações mais jovens de estudantes de Jornalismo da UFC, algo que eu mesma era, quando conversei com Chico Science em 1996", conta Aragão. As estudantes Theresa Rachel e Calianne Celedônio fazem parte da equipe que produziu o programa radiofônico.

O especial Zumbi #50 – Entrevista com Chico Science e 25 anos de Da Lama Ao Caos vai ao ar no domingo, dia 5 de janeiro, das 18h às 20h, com reprise no domingo seguinte, dia 12 de janeiro, no mesmo horário.

SERVIÇO:

Especial Zumbi #50 – Entrevista com Chico Science e 25 anos de Da Lama Ao Caos