03/09/21

Universitária Especial: Independência do Brasil

Entre os assuntos abordados no programa, está a discussão sobre a ideia de patriotismo limitada à exaltação das cores da bandeira nacional (Foto: Daniel Reche/PIXABAY)

Em 2022, o Brasil comemora o bicentenário da Independência, mas até hoje o País se pergunta sobre os significados desse acontecimento histórico. Por isso, a Rádio Universitária FM 107,9 fez uma viagem no tempo para contar o percurso que levou o Brasil a se tornar independente de Portugal e relata ainda a transformação do sentimento patriótico forjado ao longo de nossa história.

Ao longo do especial, historiadores, professores e cidadãos brasileiros refletem sobre a nossa independência real, marcada pela continuidade de um modelo de Brasil desigual e excludente. É discutida também a ideia de patriotismo limitado à exaltação das cores da bandeira nacional.

O Universitária Especial da Independência do Brasil foi ao ar, originalmente, no dia 7 de setembro de 2020. Mas você pode ouvir o programa a qualquer momento nas plataformas digitais: Spotify, Deezer e Apple Podcasts. Ou ouça no seu tocador de podcasts favorito. Basta procurar por Rádio Universitária FM 107,9.

Se preferir, dê o play aqui:

Tags:, ,