15/05/20

Shows históricos são exibidos na série especial Matinê

Em fevereiro de 1979, Elis Regina assinou contrato com a Warner Music. Cinco meses depois, ela era convidada a participar do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça (Foto: Reprodução/Internet)

Imagine ouvir os gritos eufóricos que antecedem um artista no palco, os aplausos entre uma música e outra, e todos aqueles instrumentos que dão a harmonia necessária para que um show aconteça. Só de imaginar já sentimos saudades desses momentos, afinal, com a pandemia do novo coronavírus, as apresentações artísticas tiveram que ser canceladas e readaptadas para as redes sociais.

Em entrevista ao site Business Insider, um porta-voz do Instagram disse que a plataforma teve um aumento de 70% no uso de lives só no mês de março. Já a consultoria americana Tubular Labs, que é especializada no segmento de vídeos na internet, apontou que houve um crescimento de 19% nas transmissões ao vivo pelo YouTube também no mês de março. Esse último dado representa uma média de quase 3,5 bilhões de minutos de conteúdo por dia.

Porém, o sucesso das lives não é uma unanimidade e teve muita gente que se sentiu incomodada com a quantidade excessiva de apresentações ao vivo pela internet. Pensando em alternativas para as famosas "lives", a Rádio Universitária FM vai estrear neste domingo (17), às 14h, a série especial Matinê. A ideia é transmitir shows históricos de grandes artistas e fazer com que você sinta, na sua casa, toda a energia contagiante de uma apresentação musical.

O jornalista Caio Mota, que divide a produção da série com Leovigilda Bezerra, dá detalhes sobre essa iniciativa da Universitária FM:

"Na live, a gente não sente o artista motivado. O artista não recebe a energia do público, e, consequentemente, a gente não recebe essa energia de volta. Então, dentro dessa proposta,  talvez um programa como esse consiga trazer de volta o calor do show, a energia, ou algo diferente que o rádio ainda possa proporcionar, como naquela perspectiva de que ele cria imagens mentais".

Neste primeiro programa, vai ser veiculada a gravação do show de Elis Regina no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, realizado em 1979. Essa apresentação de Elis fez tanto sucesso que os ingressos foram esgotados, e a cantora teve que fazer uma sessão extra no Festival.

O jornalista e produtor Caio Mota reforça a importância de redescobrir essas apresentações históricas:

"A nossa ideia é justamente essa: trazer o que é tido como "antigo" como uma novidade, com uma abordagem nova pra esse momento em que todo mundo tá precisando de alento, de um carinho, de energia e de se sentir fazendo parte de alguma coisa, mesmo que seja dentro de casa".

A série especial Matinê vai ao ar todos os domingos e tem estreia no dia 17 de maio, às 14h, na Rádio Universitária FM. Você pode ouvir no rádio, na frequência 107,9, no nosso site radiouniversitariafm.com.br ou ainda no nosso aplicativo Rádio Universitária FM 107,9 (disponível para Android e iOS).

Tags:, , , , , , ,