25/09/18

SBPC no Ar homenageia o Rádio

No dia 7 de setembro de 1922 aconteceu a primeira transmissão radiofônica do Brasil, um discurso do presidente Epitácio Pessoa (Foto: Reprodução/Internet)

Presente na vida de muitas pessoas, o rádio é um veículo bastante acessível para se informar e ouvir boa música. 25 de setembro é o dia do rádio e para comemorar essa data o programa SBPC No Ar: A Ciência nas Ondas do Rádio explica a história e como funciona o rádio.

O dia escolhido é o mesmo do nascimento de Edgard Roquette-Pinto, responsável por fundar a primeira emissora radiofônica do país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. O professor de jornalismo da Universidade Federal do Ceará e diretor da Rádio Universitária FM, Nonato Lima, participa do programa para explicar a história do rádio.

Sobre a propagação e recepção do rádio, o professor do Departamento de Física da UFC Nildo Loiola participa para explicar o processo de transmissão dos sinais sonoros, além de dizer as diferenças entre as rádios FM e AM.

O SBPC No Ar: A Ciência nas Ondas do Rádio é realizado através de uma parceria entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Rádio Universitária FM. A veiculação do ocorre diariamente na grade de programação  da rádio e também é divulgado no site da Agência da UFC. O público pode participar mandando sugestões de temas para o e-mail contato@radiouniversitariafm.com.br.

SBPC No Ar: A Ciência nas Ondas do Rádio tem produção e apresentação de Carolina Areal e edição de Caio Mota.

Tags:, , ,