18/07/16

Saúde e Prevenção discute ética médica

Reprodução/Internet

O programa Saúde e Prevenção desta segunda-feira (18), às 14h, discute sobre ética médica, com apresentação do jornalista Fred Miranda, e como convidados o médico, professor da Universidade de Fortaleza (Unifor) e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC), Helvécio Neves Feitosa, e o estudante de medicina Matheus Costa Bessa.

A Liga de Ética Médica (LIEMEC) é um projeto do curso de Medicina da Unifor criado em setembro de 2013, com ênfase em ética médica e bioética e ações conjuntas de ensino, pesquisa e extensão. Recentemente, professores e alunos da LIEMEC lançaram o livro Ética Médica: o que o estudante precisa saber, com artigos sobre a temática. De acordo com o professor Helvécio, as estruturas curriculares dos cursos superiores de medicina ainda têm poucos espaços para discussão sobre ética e o papel social do médico. É necessário ampliar a formação humanística dos estudantes, para aprimorar a relação com os pacientes no trabalho dos futuros profissionais de saúde.

O Saúde e Prevenção vai ao ar toda segunda-feira, de 14h às 14h30, com produção e apresentação de Fred Miranda, e coordenação do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC.