24/06/20

RUFM celebra Orgulho LGBTQIA+ no dia 28 de junho

A programação especial do Dia do Orgulho LGBTQIA+ vai de 14h até 22h. Você pode ouvir no rádio, na frequência 107,9 FM, ou baixando o nosso aplicativo Rádio Universitária FM 107,9 (Foto: Reprodução/Internet)

As cores e a alegria da Parada pela Diversidade Sexual deixam as ruas este ano, mas ganham espaço na Rádio Universitária FM. Jornalistas e produtores da emissora se uniram para fazer uma programação dedicada ao Dia do Orgulho LGBTQIA+. Neste domingo (28), a partir das 14h, os ouvintes podem conferir programas musicais, especiais e entrevistas que levantam a bandeira do amor e da diversidade.

A programação especial tem início às 14h com a série Matinê. Produzido e apresentado por Caio Mota, o programa vai reapresentar o Acústico MTV da cantora Cássia Eller e contar bastidores dessa produção. O show foi gravado em março de 2001 e se tornou o último álbum lançado pela artista antes da sua morte. O Acústico MTV é o disco mais vendido da discografia de Cássia Eller e foi o vencedor do Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Rock Brasileiro, em 2002.

Já  às 15h é a vez da história, luta e conquistas da comunidade LGBT+ serem abordadas no Universitária Especial. O programa vai explicar ao ouvinte como surgiu o movimento, que teve como marco a Rebelião de Stonewall, em 1969, nos Estados Unidos. O Universitária Especial traz ainda informações sobre o Pajubá, dialeto usado pela comuniadde LGBT+, além das vivências de bissexuais e trans, grupos muitas vezes inviabilizados dentro do movimento. Conquistas como doação de sangue, casamento e criminalização da homotransfobia também são destaques no programa. O Universitária Especial sobre o Orgulho LGBTQIA+ teve produção, reportagem e roteiro de Carolina Areal, Fabrício Girão, Mateus Brisa e Síria Mapurunga;  edição e coordenação de produção de Igor Vieira; e na apresentação, Carolina Areal e Caio Mota.

Imagem de divulgação do Universitária Especial sobre o Orgulho LGBTQIA+ (Imagens: Netflix; Kay Tobin/The NY Public Library Collections; e American Broadcasting Company / Modificadas por Mateus Brisa)

O Cantos do Mundo também participa dessa celebração, às 16h, trazendo uma playlist composta por artistas LGBTQIA+ de todas as partes do planeta. O programa, que é apresentado por Pedro Vítor, apresenta canções de Rick Martin, Miss Bolivia, Rainbow Riots  e Pragya Pallavi.  São várias línguas e culturas comemorando o amor, a resistência, a alegria e a diversidade.

Na sequência, às 17h, o Brasil Novos Sons traz um ensaio musicado com canções dos novos talentos da música brasileira LGBT+. Caim, Juccas, Ana Sucha e Caio Prado são alguns dos nomes presentes nesta edição BNS.  Entre uma música e outra, o ouvinte confere as participações da drag Monstra, do ativista e jornalista Ari Areia e da pesquisadora Larissa Ibúmi Moreira, autora do livro Vozes Transcendentes - Os Novos Gêneros na Música Brasileira.

O Zumbi – O Rap na Universitária também está afinado com a temática LGBT+. Às 18h, o programa vai transmitir uma seleção musical com produções do hip hop assinadas por artistas da comunidade LBTQIA+, além de trazer uma entrevista com a rapper e drag Carmen Camaleonte, de Fortaleza. Ela acaba de lançar Orcário, seu primeiro EP, e fará um faixa-a-faixa em sua participação no Zumbi, que tem produção e apresentação de Thaís Aragão.

Rainbow Riots é uma organização internacional e coletiva de artistas que trabalha pela igualdade e direitos LGBTQIA+. O coletivo surgiu a partir da Associação de Acolhimento LGBT de Uganda (Foto: Reprodução/Youtube)

Às 20h, a programação da Rádio Universitária FM abre espaço para a Entrevista Especial com o cineasta Victor Costa Lopes, diretor do filme As Cores do Divino. O documentário longa-metragem tem sua estreia virtual no dia 28 de junho e aborda a relação da espiritualidade e religião com a comunidade LGBT+. Victor Costa Lopes conta detalhes sobre a produção em conversa com a jornalista Carolina Areal.

O MPB Social Clube encerra a programação às 20h20 apresentando ícones consagrados da música que fazem parte da comunidade LGBT+. É o caso de Cássia Eller, Adriana Calcanhotto, Marina Lima, Vange Leonel, Cazuza e Ney Matogrosso, além de nomes mais jovens como Filipe Catto, Maria Gadú, Ludmilla e Silva. A produção do MPB Social Clube é de Igor Vieira e apresentação de Caio Mota.

Programação Especial Rádio Universitária FM - Orgulho LGBTQIA+
Domingo (28 de junho), a partir das 14h

14h - Matinê: Shows históricos pra você ouvir em casa

16h - Cantos do Mundo