02/12/16

Revista da Educação traz as mudanças no ENEM

Reprodução/Internet

O programa Revista da Educação do próximo sábado (3), às 15h, discute sobre as mudanças do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre as novas medidas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), estão o impedimento de aprovação no exame de "treineiros", candidatos que não estejam regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio, e o fim da certificação federal do ENEM para comprovar a conclusão do nível médio. Sobre o assunto, a equipe de reportagem conversou com Maurício Manoel Santos da Silva, coordenador pedagógico da Secretaria de Educação do Estado (Seduc-CE); e com Heleno Araújo, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação e coordenador do Fórum Nacional de Educação.

Renato Pequeno, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará e coordenador do Laboratório de Estudos da Habitação (Lehab-UFC) e a advogada do Escritório de Direitos Humanos Frei Tito, Mayara Justa, falam sobre o direito à moradia e a luta pela regulamentação da Vila Vicentina como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), em contraponto aos interesses econômicos e de especulação imobiliária nessa área da capital cearense. Energias Renováveis é assunto de outra reportagem, com a participação dos professores da UFC, Paulo Carvalho, da Engenharia Elétrica, e William Magalhães Barcellos, do curso de Energias Renováveis, além do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno.

O quadro Eureka apresenta os fatores do sonambulismo, com o professor do curso de Medicina da UFC, Pedro Felipe Carvelhedo de Bruin. O Papo Reto traz uma retrospectiva sobre o político Fidel Castro (1926-2016) e a Revolução Cubana de 1949, com o professor e historiador Airton de Farias. A Dica da Semana é o documentário brasileiro Quando sinto que já sei, dirigido por Antonio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima, que propõe uma reflexão sobre o aprendizado tradicional que é ensinado nas escolas do país.

A Revista da Educação é transmitida na Rádio Universitária FM aos sábados, de 15h às 15h30, com reprise aos domingos, no mesmo horário. O programa é produzido pela jornalista Carolina Areal e pelos estudantes do curso de Jornalismo da UFC: Claryce Oliveira, Matheus Facundo, Michel Miron e Victor Comenho.