30/09/16

Revista da Educação discute reformulação no Ensino Médio

Reprodução/Internet

O programa Revista da Educação neste sábado (1º), às 15h, discute a reformulação do Ensino Médio brasileiro. A Medida Provisória 746/2016, editada em 22 de setembro pelo Presidente Michel Temer e pelo Ministro da Educação Mendonça Filho, causou polêmica na semana que passou, ao aumentar a carga horária e retirar a obrigatoriedade do ensino de artes, educação física, filosofia e sociologia no Ensino Médio no País. Essa medida do Executivo Federal impõe mudanças curriculares sem debate aprofundado com a sociedade, e altera dispositivos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei nº 9394/1996) e o Plano Nacional da Educação (PNE - Lei nº 13.005/2014).

A reportagem do Revista da Educação conversou sobre esse tema com a presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Camila Lanes, com o professor de sociologia Cícero Pereira, e com a pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Cristina Façanha. No programa do próximo sábado, o destaque também é para os desafios e avanços das ações de educação no campo, e para o lançamento da plataforma virtual Mídia sem Violações de Direitos, para acolher denúncias de programas policialescos de rádio e TV.

O quadro Eureka traz curiosidades sobre o funcionamento das garrafas térmicas, e o quadro Papo Reto é uma entrevista com o professor Régis Lopes, do Departamento de História da UFC. O pesquisador fala sobre o recente livro Massacre do Caldeirão, em que relembra os 80 anos da história da comunidade do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto e do Beato José Lourenço.

A Revista da Educação é transmitida na Rádio Universitária FM aos sábados, de 15h às 15h30, com reprise aos domingos, no mesmo horário. O programa é produzido pela jornalista Carolina Areal e pelos estudantes do curso de Jornalismo da UFC: Claryce Oliveira, Matheus Facundo, Michel Miron e Victor Comenho.