21/10/16

Revista da Educação discute modelos alternativos de educação

Reprodução/Internet

O programa Revista da Educação neste sábado (22), às 15h, discute sobre modelos alternativos de educação, a exemplo da desescolarização e educação domiciliar. Esses dois modelos têm sido vistos como alternativas à educação escolar tradicional, e são tendências contemporâneas que vem crescendo mundo afora. A desescolarização (conhecida como unschooling) define que a criança ou o jovem possam estudar de forma autônoma temas de interesses pessoais, sem seguir diretrizes curriculares. E a educação domicilar, ou homeschooling, em inglês, o estudante também deixa a escola, mas estuda em casa com o apoio dos pais, responsáveis ou tutores.

A reportagem especial sobre esse tema traz entrevistas com a pedagoga Ana Thomaz e o advogado Edison Prado, adeptos dessas práticas, e o contraponto está na fala da professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Silvia Collello. No programa do próximo final de semana, outras reportagens também destacam os desafios do ensino de ciências nas escolas públicas e a educação patrimonial, com tópicos para a valorização do patrimônio histórico e cultural.

O quadro Eureka apresenta o histórico da criação da cajuína, com uma entrevista com o produtor de cajuína artesanal, Fernando Furlani. O Papo Reto é com o professor Eduardo Girão Santiago, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, autor do livro Brasilidade - Ensaios Econômicos. E a dica da semana é o documentário argentino A Educação Proibida (La Educación Proibida, 2012), de Germán Doin, que aborda esses métodos alternativos da desescolarização e da educação domiciliar.

A Revista da Educação é transmitida na Rádio Universitária FM aos sábados, de 15h às 15h30, com reprise aos domingos, no mesmo horário. O programa é produzido pela jornalista Carolina Areal e pelos estudantes do curso de Jornalismo da UFC: Claryce Oliveira, Matheus Facundo, Michel Miron e Victor Comenho.