27/10/16

Revista da Educação discute a PEC 241 e as universidades públicas

Foto: Julia Seabra (UnB Agência)

O programa Revista da Educação do próximo sábado (29), às 15h, discute sobre a PEC 241 e as universidades públicas brasileiras. A Proposta de Emenda Constitucional nº 241/2016 é um projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional pelo Presidente Michel Temer, com o objetivo de estabelecer um teto para os gastos do governo e equilibrar as contas públicas. A medida pretende congelar os investimentos em áreas como educação, saúde e assistência social pelos próximos 20 anos, como medida de ajuste fiscal e sinalização para o mercado financeiro. Apesar de intensa mobilização da sociedade contrária à emenda, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto em dois turnos e encaminhou para a análise do Senado Federal.

O programa deste final de semana apresenta mais detalhes sobre a polêmica PEC 241 e as consequências para as universidades públicas, a partir de entrevistas com o Defensor Público do Estado de Pernambuco, Paulino Fernandes, o economista e professor da Universidade Federal do Ceará, Flávio Ataliba, e a professora de Pedagogia da UFC e integrante do coletivo Graúna, Irenísia Oliveira.

O Papo Reto é com Camila Lanes, presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), sobre a atual conjuntura do movimento estudantil e as ocupação de escolas ao redor do País contra a PEC 241 e a redução de investimentos nas políticas educacionais. E a Dica da Semana é Mostra de Bandas Universitárias do Festival UFC de Cultura 2016, evento que promove músicos e artistas locais e acontecerá entre os dias 3 e 4 de novembro no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.

A Revista da Educação é transmitida na Rádio Universitária FM aos sábados, de 15h às 15h30, com reprise aos domingos, no mesmo horário. O programa é produzido pela jornalista Carolina Areal e pelos estudantes do curso de Jornalismo da UFC: Claryce Oliveira, Matheus Facundo, Michel Miron e Victor Comenho.