11/11/16

Revista da Educação aborda o movimento estudantil hoje

(Foto: Antonioni Cassara/Mídia Ninja)

O programa Revista da Educação do próximo sábado (12), às 15h, discute sobre o movimento estudantil brasileiro na atualidade. A pedagoga Louise Santana, estudante do curso de Direito da UFC e integrante do movimento Rua - Juventude Anticapitalista, a professora e pesquisadora do Departamento de História da UFC, Ana Rita Fonteles, e o estudante de Geografia da UFC, Rafael Valente, analisam sobre a importância histórica do movimento estudantil no Brasil, o atual momento de ocupações contrárias à PEC 55/2016 e as lutas em defesa da democracia e da educação pública universal, gratuita e de qualidade.

Outras reportagens do programa abordam a educação bilíngue no Ceará, com as línguas portuguesa, inglesa e a Lingua Brasileira de Sinais (Libras), e o polêmico projeto de construção de uma usina nuclear no município cearense de Santa Quitéria, com os principais riscos da exploração de urânio e fosfato para a saúde da população e para o meio ambiente.

O Papo Reto é com a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, Juraci Cavalcante, organizadora do livro Histórias de Mulheres: amor, violência e educação. A obra foi publicada em 2015 pelas Edições UFC e atualmente concorre ao 58º Prêmio Jabuti (2016). O quadro Eureka fala sobre o funcionamento da Academia Cearense de Letras (ACL), a mais antiga academia literária do Brasil, fundada em 1894, três anos antes da Academia Brasileira de Letras (ABL). A Dica da Semana é o filme NO (2012), dirigido por Pablo Larraín, que conta a história da ditadura do general Pinochet no Chile.

A Revista da Educação é transmitida na Rádio Universitária FM aos sábados, de 15h às 15h30, com reprise aos domingos, no mesmo horário. O programa é produzido pela jornalista Carolina Areal e pelos estudantes do curso de Jornalismo da UFC: Claryce Oliveira, Matheus Facundo, Michel Miron e Victor Comenho.