25/11/16

Revista da Educação aborda greves nas universidades cearenses

Reprodução/Internet

O programa Revista da Educação do próximo sábado (26), às 15h, discute sobre o atual momento de greve por tempo determinado nas universidades públicas cearenses, a partir da mobilização dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A equipe de reportagem conversou sobre o tema com o presidente da Associação dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC), Leonardo Monteiro, e com a professora da Faculdade de Educação da UFC e integrante do Coletivo Graúna, Tânia Batista.

A crise hídrica e o ciclo atual de cinco anos consecutivos no Ceará são assuntos discutidos por Raul Fritz, meteorologista da Funceme, Francisco Assis, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, além do líder comunitário do bairro Bonsucesso Damião Rodrigues e do Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira. O quadro Eureka aponta a diferença entre água mineral e água adicionada de sais, com a participação da professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC, Vânia de Figueiredo.

A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8313/1991), ou a Lei Rouanet e as políticas de fomento nas artes e na cultura são tema da terceira reportagem da Revista da Educação. E o Papo Reto é sobre a cartilha Rompendo Muros, brotando resistências e liberdades, produzida pelo Instituto Negra do Ceará sobre o perfil e a realidade de mulheres no sistema prisional cearense.

A Revista da Educação é transmitida na Rádio Universitária FM aos sábados, de 15h às 15h30, com reprise aos domingos, no mesmo horário. O programa é produzido pela jornalista Carolina Areal e pelos estudantes do curso de Jornalismo da UFC: Claryce Oliveira, Matheus Facundo, Michel Miron e Victor Comenho.