04/09/20

Universitária Especial discute a Independência do Brasil

Entre os assuntos abordados no programa, está a discussão sobre a ideia de patriotismo limitada à exaltação das cores da bandeira nacional (Foto: Daniel Reche/PIXABAY)

Em 2022, o Brasil comemora o bicentenário da Independência, mas até hoje o País se pergunta sobre os significados desse acontecimento histórico. Por isso, a Rádio Universitária FM 107,9 faz uma viagem no tempo para contar o percurso que levou o Brasil a se tornar independente de Portugal e relata ainda a transformação do sentimento patriótico forjado ao longo de nossa história. O Universitária Especial da Independência do Brasil vai ao ar na segunda, 7 de setembro, às 11h, com reprise às 18h.

Ao longo do programa, historiadores, professores e cidadãos brasileiros refletem sobre a nossa independência real, marcada pela continuidade de um modelo de Brasil desigual e excludente. O Universitária Especial ainda discute a ideia de patriotismo limitado à exaltação das cores da bandeira nacional.

O programa contou com a produção de Carolina Areal, Fabrício Girão, Raquel Dantas e Síria Mapurunga; coordenação de produção e edição de Igor Vieira; e apresentação de Raquel Dantas e Síria Mapurunga.

Quem quiser, também pode ouvir a Rádio Universitária FM 107,9 através do aplicativo Rádio Universitária FM 107,9 (disponível para iOS e Android).

Universitária Especial – Independência do Brasil
Segunda (7 de setembro), às 11h, na Rádio Universitária FM 107,9, com reprise às 18h

Tags:, ,