22/02/16

Rádio Debate reprisa programa sobre Proteção aos Defensores de Direitos Humanos

O Rádio Debate de hoje (22) reprisa a edição de quinta-feira (18) sobre o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos. O Programa tem como objetivo o compromisso do Estado Brasileiro em proteger quem luta pela efetivação dos Direitos Humanos e está presente atualmente em sete estados, entre eles o Ceará. O Rádio Debate discutiu o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos no Ceará e a atuação de professores da Universidade Federal do Ceará na defesa dos Direitos Humanos.

Marcos Robério recebeu o coordenador Geral do Programa Estadual de Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, Cláudio Silva, que explicou o programa como articulador da defesa da vida das pessoas que buscam os Direitos Humanos. "Para delimitação do trabalho, tem que ter três requisitos básicos: ser militante de direitos humanos (...), muitos indigenas, pescadores, militantes sem terra, (...) segundo: deve estar sofrendo ameaça com objetivo de cessar sua militância,(...) e, por fim, concordar com o atendimento do Programa, a pessoa pode procurar outros meios de defesa, mas nós possuímos um conjunto de regras."

Já Jeovah Meireles, professor do Departamento de Geografia da UFC, considera que tem surgido várias pesquisas e jovens que atuam para dar profundidade ao vínculo da Universidade com as comunidades atuantes. "Pesquisadores que são cerceados a desenvolver a pesquisa (...), onde determinados professores são impedidos de dizer determinados nomes de determinadas empresas no desenvolvimento da sua atividade." Para o professor, os espaços de disputa recaem para os pesquisadores, principalmente ao tratar de território. Jeováh afirma que é necessário trazer grupos e comunidades cada vez mais próximo da Universidade.

A professora Dolores Aronovich Aguero, Lola, professora do departamento de línguas estrangeiras da UFC, blogueira, feminista, fala sobre as ameaças de morte e de estupro que recebe por ser ativista social pelos direitos da mulher. "Vão te difamando na internet, fazem dezenas de vídeos e te acusam de vários crimes (...) ou falsificam sites no meu nome, em outubro do ano passado, eles criaram um site com meu nome e este site defendia coisas que não defenderia nunca, (...), como queimar bíblias."

Escute, hoje (22), a reprise do programa às 11h30. O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira. O programa conta com a produção de Raquel Chaves e Carolina Areal e apresentação de Marcos Robério.