26/08/15

Rádio Debate fala sobre os conflitos territoriais no Ceará

Morador do Assentamento Maceió durante a Regata. Foto: Aline Baima.

Hoje (26), o Rádio Debate discute os conflitos territoriais no Ceará.
Para o programa, foram convidados:
- Cláudio Silva, integrante da Rede de Advogados e Advogadas Populares (Renap) e do escritório de Direitos Humanos e assessoria jurídica popular Frei Tito de Alencar;
- Lourdes Vicente, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais de Sem Terra (MST); .
- Luciane Diniz, membro da congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur e coordenadora editorial do livro A Nossa Luta foi uma Luta Sagrada.

O programa aborda duas questões emblemáticas sobre o tema no Ceará: o caso do assassinato do líder comunitário José Maria do Tomé e o assentamento Maceió em Itapipoca.

O caso de José Maria do Tomé
O líder comunitário e ambientalista foi assassinado em 2010 por crime de pistolagem. José Maria se destacou na luta contra a pulverização aérea de agrotóxicos, na Chapada do Apodi, Ceará e na defesa dos direitos humanos: direito ao meio ambiente, à terra e ao território, à saúde e à vida. A pulverização é promovida por grandes empresas do agronegócio e causa a contaminação da água, plantações e solo das comunidades da região.
No dia 19 de Agosto, a justiça estadual de Limoeiro do Norte (CE) decidiu que os acusados do assassinato de José Maria Filho deverão ser levados à Júri Popular. Um dos réus é João Teixeira Júnior, proprietário da Frutacor e um dos mais importantes empresários do agronegócio brasileiro.

Assentamento Maceió - A nossa Luta foi uma Luta Sagrada

O livro conta a história da luta pela terra do povo do Assentamento Maceió que completa 30 anos. Com depoimentos colhidos nos últimos anos de trajetória, a publicação costura a história e a memória de uma narrativa que é, comumente, negada na oficialidade dos dados.
Recentemente, em 2001, as terras, que tem limite com a praia, são cobiçadas por um grupo empresarial português que pretende instalar um complexo turístico. Nos anos 2000, o Assentamento Maceió inicia uma importante aproximação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que passa a contribuir na luta pela garantia do território com processos de formação de lideranças, manifestações e assessoria jurídica.
Hoje (26), o livro é lançado a partir de 19h no Dona Chica Bar e Restaurante.
A publicação foi organizada por Mary Alice McCabe e produzida pela congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur com apoio do Instituto Terramar.

O Rádio Debate começa às 11h30 e vai até 12h30. O programa tem produção de Raquel Chaves e Breno Reis e apresentação de Marcos Robério e Raquel Chaves. Participe do programa pelo telefone (85) 3366.7474 ou via Twitter (@radiodebate).

Lançamento do livro "A Nossa Luta foi uma Luta Sagrada -
O povo do Assentamento Maceió conta a história de sua luta pela terra"
Dona Chica Bar e Restaurante
Av. da Universidade, 2475