29/11/16

Rádio Debate discute tombamento e patrimônio histórico

Reprodução/Internet

O programa Rádio Debate desta terça-feira (29), às 11h30, discute sobre tombamento e a preservação do patrimônio histórico. Com apresentação de Marcos Robério, o programa conta com a participação de Manoela Bacelar, advogada, mestre em Direito e autora do livro Tombamento - Afetos Construídos; e de Geovana Cartaxo, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-Ceará).

O tombamento é um instituto jurídico que prevê a preservação de imóveis representativos de estilos arquitetônicos e períodos históricos anteriores, edificações que traduzem memória e identidade de um povo, de uma nação ou de uma cidade. No Brasil, o tombamento é protegido pelo IPHAN na esfera federal, pelas Secretarias de Cultura no âmbito estadual, e nas cidades pelas Secretarias Municipais de Cultura. A advogada Manoela Bacelar escreve sobre imóveis tombados em Fortaleza no livro Tombamento - Afetos Construídos (IBDCult, 2016), resultado da pesquisa da autora no Mestrado em Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC), defendido em 2002. Os prédios tombados e preservados para a posteridade são um tema de interesse da seara dos direitos culturais, e permitem às novas gerações o conhecimento e a experiência da história do local onde vivem.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves, apresentação de Marcos Robério, e operação de áudio de Assis Lima.