02/06/16

Rádio Debate discute preservação da memória

Reprodução/Internet

O Rádio Debate desta quinta-feira (2), a partir de 11h30 da manhã, discute a preservação da memória, com apresentação do jornalista Marcos Robério, e tendo como convidados Márcio Porto, diretor do Arquivo Público Estadual do Ceará; Marcela Teixeira, coordenadora do Memorial da UFC; e a arquivista Rita Sampaio.

A discussão gira em torno das políticas de preservação da memória a partir de experiências de equipamentos públicos no Ceará e os procedimentos técnicos para organizar, restaurar e catalogar acervos de fotos, documentos, objetos e outros registros. Esse trabalho de conhecer a história local se reflete na cultura e no fortalecimento do sentido de pertença da população.

O Arquivo Público do Estado do Ceará foi fundado em 1916, e, entre os principais destaques do acervo, encontram-se documentos relativos à personalidades históricas, como o atestado de óbito de Padre Cícero, relatos das viagens do holandês Matias Beck ao Ceará, além do inventário de Tristão Gonçalves e até arquivos do regime militar brasileiro. O Memorial da UFC é um equipamento cultural criado em 2007, e organiza o acervo institucional da Universidade Federal do Ceará, que se baseia desde a fundação da primeira universidade cearense, em 1954.

O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves e apresentação de Marcos Robério.